TRABALHANDO PRÁTICAS PARENTAIS NA PSICOTERAPIA DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thaís Cristina Gutstein Nazar
  • Michele Quaglioto Tartari
  • Tereza José Luiz Zamberlan
  • Sidinei Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7348

Resumo

Este trabalho constitui-se em um relato de experiência referente à condução de um grupo psicoterápico, que foi baseado no Programa de Qualidade na Interação Familiar – PQIF - (WEBER, 2014), realizado em um serviço-escola, atendendo a uma demanda encaminhada pela Defensoria Pública de um município do interior do Paraná. A intervenção aconteceu sob a forma de atendimento grupal em oito encontros, com frequência semanal e duração de uma 1h30min cada. O programa foi seguido de acordo com descrito no manual para aplicadores (WEBER, 2014). O público-alvo do programa foram cuidadores (pais e ou avós) que, por algum motivo, tiveram as crianças acolhidas pela justiça. O grupo psicoterápico objetivou a melhoria na qualidade das relações familiares e práticas parentais, por meio de vivências e da psicoeducação, instrumentalizando os participantes na promoção de um ambiente de acolhimento e de afeto para receber as crianças no retorno ao convívio familiar. 

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

Nazar, T. C. G., Tartari, M. Q., Zamberlan, T. J. L., & Oliveira, S. S. (2022). TRABALHANDO PRÁTICAS PARENTAIS NA PSICOTERAPIA DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 22(1). https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7348

Edição

Seção

Artigos