FATORES DE RISCO EM ADOLESCENTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Ananda Appel Gonzatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mario Luis Schipanski Júnior Universidade Paranaense
  • Thaís Cristina Gutstein Nazar Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docentena Universidade Paranaense- UNIPAR. email: thaiscg@prof.unipar.br

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-005

Palavras-chave:

Adolescentes, Fatores de risco, Violência, Suicídio, Insatisfação Escolar, Uso de drogas, Ansiedade, Depressão

Resumo

Este estudo teve por objetivo discutir e investigar dados relacionados a fatores de risco em adolescentes de um município de pequeno porte do estado do Paraná, tomando por base a teoria behaviorista radical. Participaram da amostra 126 estudantes de escolas públicas, concluintes do ensino médio. Para avaliação das variáveis, foram utilizados o Questionário da Juventude Brasileira fase II - (QJB II) e a Escala de HAD. Os resultados mostram que as violências, tentativas de suicidio, insatisfações escolares, presença do uso de drogas, ansiedade e depressão são considerados fatores de risco para adolescentes. A partir dos resultados obtidos, observou-se que os fenômenos de violência aparecem frequentemente ligados à ansiedade e depressão, constituindo o principal fator de risco do presente estudo.

Biografia do Autor

Ananda Appel Gonzatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Geografia. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Graduando em Psicologia. Universidade Paranaense (UNIPAR)

Mario Luis Schipanski Júnior, Universidade Paranaense

Graduando em Psicologia. Universidade Paranaense (UNIPAR).

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Publicado

26-02-2024

Como Citar

Gonzatto, A. A., Schipanski Júnior, M. L., & Nazar, T. C. G. (2024). FATORES DE RISCO EM ADOLESCENTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 24(1), 79–98. https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-005

Edição

Seção

Artigos