O ENSINO DA ANATOMIA CELULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Rian da Silva Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Luciane Lopes de Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Raimundo Corrêa de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Silvia Regina Sampaio Freitas Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-026

Palavras-chave:

Recursos Didáticos, Lúdico, Ensino de Ciências, Citologia

Resumo

As aulas expositivas não são totalmente eficazes, uma vez que promove aprendizagem baseada na memorização e reprodução do conhecimento de curto prazo. Nesse sentido, a utilização de estratégias de ensino complementares, como o jogo didático, para o ensino da anatomia da célula animal se torna uma estratégia factível para a complementação e consolidação dos conhecimentos perpassados pelos docentes, além de promover aprendizagem significativa para os alunos. Neste artigo, apresentamos uma proposta metodológica baseadas no uso de jogos didáticos para a complementação do ensino da anatomia celular. A metodologia foi testada por um grupo de alunos de graduação e, posteriormente, por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Tefé/AM. Questionários pré e pós jogo didático foram aplicados com o intuito de verificar se o uso do jogo didático contribuiu para a aprendizagem dos assuntos sobre a anatomia da célula animal. Os resultados obtidos indicaram uma discreta melhora na compreensão de alguns assuntos. Contudo, os demais resultados indicaram que o jogo didático não foi o suficiente para a promoção da aprendizagem plena sobre a célula animal, suas organelas e funções. A partir dos resultados da pesquisa percebeu-se que não basta realizar aula teórica e utilizar um instrumento didático complementar; deve-se trabalhar teoria juntamente com a prática da construção dos recursos didáticos pelos alunos, visando a contextualização da anatomia celular. Sugere-se, portanto, que mais pesquisas sejam desenvolvidas com o intuito de formular novas abordagens conceituais sobre a anatomia celular, mediante as informações disponibilizadas.

Referências

ALBERT, B. et al. (Orgs.) Biologia Molecular da Célula. 6 ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

ANDRADE, Vinicius Assis de. Uma proposta didático-pedagógica em biologia celular para a alfabetização científica. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2022.

ANTIOGENES, Luiz; PRAÇA, Andrea Velloso da Silveira. O Ensino De Ciências E A Aprendizagem Significativa–Reflexões Sobre Uma Aula Prática Com A Utilização De Insetos. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 142-153, 2019.

ANTUNES, Rafael Felipe Sousa; MOREIRA, Samuel Werner; LUBIANA, André. jogos de tabuleiro: Uma proposta para o ensino-aprendizagem de biologia molecular. Universidade Federal do Espírito Santo–Campus São Mateus/ES, p. 101. 2019.

BARBOSA, Monalisa Silva Amorim. Metodologias ativas no ensino de biologia: a produção de jogos didáticos como estratégias ao letramento científico. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional do Centro de Ciências Exatas e da Natureza) - Universidade Federal da Paraíba UFPB/CCEN, João Pessoa, 2020.

BARROS, Márcia Graminho Fonseca Braz. Utilização de um jogo didático como ferramenta facilitadora na abordagem de temas relacionados à educação sexual. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 2000.

DA SILVA, Artemisa Amorim; DA SILVA FILHA, Raimunda Trajano; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia, v. 6, n. 3, p. 17-21, 2016.

DA SILVA, Graciele Braga; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. A trilha da poluição sonora: uma atividade didático-pedagógica complementar ao ensino de Ciências Naturais. Biota Amazônia, v. 8, n. 1, p. 10-13, 2018.

DE SOUSA VIEIRA, Juscyane; DE CARVALHO MELO, Ana Valéria Borges; DE CARVALHO MELO, André Luiz Ferreira. O uso de ludicidade no ensino de citologia: uma proposta de jogo de tabuleiro. Revista Foco, v. 16, n. 6, p. e2221-e2221, 2023.

DE SOUZA, Salete Eduardo; DE GODOY DALCOLLE, Gislaine Aparecida Valadares. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arquivos do Mudi, v. 11, n. Supl 2, p. 110-114, 2007.

FERREIRA, Arlete Alves dos Santos Novais; SANTOS, Caique Barbosa dos. A Ludicidade no Ensino da Biologia. Revista de psicologia, v.13, n. 45, p. 847-861. 2019.

FILHA, R. T, S.; SILVA, A. M.; BATALHA, H. O.; FREITAS, S. R. S. O uso de quebra-cabeça como ferramenta para o ensino de citologia. In: O Ensino de Ciências e Biologia no Amazonas: Experiências do PIBID no município de Tefé. Jundiaí: Paco Editorial: 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

GONÇALVES, Tiago Maretti. Permeabilidade da membrana plasmática celular da beterraba: uma proposta de aula prática no Ensino Médio. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. 9, 2021.

GONÇALVES, Tiago Maretti; KARASAWA, Marines Marli Gnich. “MUTA-AÇÃO”: A proposta de um jogo lúdico sobre mutações e síndromes genéticas nas disciplinas de biologia molecular e genética clássica. Arquivos do Mudi, v. 25, n. 1, p. 44-65, 2021.

HELVIO, Nicolau Moisés. O corpo humano: nossa vida na terra: 8º ano. 3.ed. São Paulo: IBEP, 2012.

INÁCIO, Ellyda Kerolayne Oliveira; CORREIA, Fernanda Cristina de Menezes; NETO, Francisco Alexandrino de Oliveira. Superdotação e método Montessori: contrapondo a metodologia tradicional. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva. IV Cintedi. 2020. p. 1-14.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

MATOS, Cláudia Helena Cysneiros; OLIVEIRA, Carlos Romero Ferreira de.; SANTOS, Maria Patrícia de França.; FERRAZ, Célia Siqueira. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, 2009.

MORI, Marilu da Silva; CABÚS, Rosiely Silva; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Sequência didática sobre educação ambiental: uma abordagem metodológica alternativa para o ensino sobre a poluição atmosférica. Cadernos de Educação, v. 15, n. 31, p. 59-70, 2016.

NERI, Islaiany Costa et al. Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 28728-28742, 2020.

ORLANDO, Tereza Cristina et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2009.

PALMERO, Luz Rodríguez; MOREIRA, Marco Antonio. Modelos mentales de la estructura y el funcionamiento de la célula: dos estudios de casos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, p.121-160, 1999.

PEIXOTO, Juliana Varsóvia Oliveira; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Atividades Lúdicas Para A Divulgação Científica E O Ensino De Biologia Em Ambientes Extraclasse. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 529-546, 2023.

PESSOA, Felipe Barbosa; MAKI, Cristina Sayuri; FIALHO, Maria do Carmo Queiroz. Estratégias pedagógicas para o ensino de citologia e histologia para os alunos do Ensino Médio. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 2, p. 138-146, 2018.

PORTO, Michele. Metodologias alternativas para o ensino de biologia celular e molecular para o ensino básico. Revista Ampliar, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2016.

ROCHA, Maria Beatriz Da Silva; SOARES, Gabriel De Oliveira. Metodologias ativas e o Ensino de Ciências Biológicas na educação básica. Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco, v.7 n.15 p. 39-55, 2021.

SANTANA, Nildiane; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Estudo sobre a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá/AM sobre as metodologias alternativas aplicadas nas Ciências Biológicas. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 1005-1017, 2023.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; MACHADO, Jeniffer Sabrina; NUNES, Silvana Aguero. Inovação metodológica da prática pedagógica: um olhar para as disciplinas curriculares de um curso de licenciatura em ciências biológicas (UTFPR). Revista Contexto & Educação, v. 38, n. 120, p. 17, 2023.

SILVA, Carlos Eduardo Pereira da; MORAIS, Thais Lacerda de; FREITAS, Joádson Rodrigues da Silva. Microscópio Caseiro: uma alternativa para a melhoria do ensino de citologia nas escolas com ausência de laboratório de ciências. In: IV Congresso Nacional de Educação, v. 2, p. 1-6, 2019.

SOARES, Vanessa Fernandes; CORREIA, Bruna Gomes; MELO, Quitéria Maria de; SILVA, Chryslane Barbosa da; SILVA, Kelly Barbosa da; PEREIRA, Carla Karine Barbosa. A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino aprendizagem de Biologia. Diversitas Journal, v. 1, n. 1, p. 64-67, 2016.

TERÇO, Jamile da Silva; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Educação e saúde na escola: aplicação de uma sequência didática sobre alimentação saudável. Cadernos de Educação, v. 15, n. 31, p. 71-85, 2016.

ZUANON, Átima Clemente Alves; DINIZ, Raphael Hermano Santos; NASCIMENTO, Luiziane Helena. Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 49-59, 2010.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

Oliveira, R. da S., de Souza, L. L., de Oliveira, R. C., & Freitas, S. R. S. (2023). O ENSINO DA ANATOMIA CELULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1464–1478. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-026

Edição

Seção

Artigos