“HEAL - THE SYSTEM” E O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CONCEITOS EM VIROLOGIA

Autores

  • Vanessa Oliveira de Souza Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Luciane Lopes de Souza Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Raimundo Corrêa de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Silvia Regina Sampaio Freitas Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-010

Palavras-chave:

Virologia, Jogos Digitais, Ensino de Ciências

Resumo

Estudos voltados para o campo das ciências biológicas, especificamente para o ensino da virologia, apresentam uma complexidade de assimilação por se tratar de microrganismos que só podem ser vistos por meio de microscópio. Tendo em vista que não são todas as escolas que possuem um laboratório com equipamentos necessários para tornar acessível esses conteúdos e as aulas tradicionais não são suficientes, foi proposto o uso de um jogo digital, denominado “Heal The System”, com o objetivo de contribuir com o processo de apropriação dos conceitos em virologia pelos estudantes no ensino de ciências. Este estudo baseado no método quantitativo, propôs a aplicação do jogo “Heal The System”  em uma escola da rede municipal de Manaus, estado do Amazonas, onde validou uma sequência didática que foi dividida em três momentos: aula expositiva sobre virologia e questionário pré-jogo, experiência com o jogo e questionário pós-jogo. Após a análise dos dados verificou-se que o jogo didático contribuiu para a aperfeiçoar o conhecimento sobre virologia para 90% dos alunos. Tantos alunos, quantos o professor, indicaram que a sequência didática complementada com o jogo didático digital favoreceu a compreensão e engajamento nesse campo da ciência.

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Publicado

21-09-2023

Como Citar

de Souza, V. O., de Souza, L. L., de Oliveira, R. C., & Freitas, S. R. S. (2023). “HEAL - THE SYSTEM” E O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CONCEITOS EM VIROLOGIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1187–1201. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-010

Edição

Seção

Artigos