PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM APOSTILADO DA REDE PRIVADA – RELAÇÕES COM O ENEM?

Autores

  • Silvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Jataí (UFJ)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-026

Palavras-chave:

Redação, ENEM, Material Didático, Rede Privada de Ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa PIBIC/CNPq sobre as atividades de produção de textos escritos em material didático (MD) apostilado de um sistema de ensino privado de grande alcance nacional, relacionando as propostas de produção do material às competências da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os propósitos do texto dizem respeito a verificar se as propostas de produção de texto escrito estão alinhadas com as competências da prova de Redação do ENEM, buscando evidências sobre a capacidade do material didático em colaborar com o aluno, preparando-o de forma mais eficaz para obter um melhor desempenho na Redação, além de realizar uma análise acerca do tratamento dado pelo material às condições de produção do texto. Para isso, adotei uma abordagem qualitativo-interpretativista na pesquisa, utilizando as contribuições teóricas e metodológicas do Círculo de Bakhtin em relação aos conceitos de interação verbal, tema e gêneros do discurso, bem como de Schneuwly, Dolz e colaboradores, com sua proposta didática para o ensino de francês/língua materna adaptada à realidade do ensino no Brasil. Os resultados demonstram que o material didático analisado aborda de forma desequilibrada as competências do ENEM e tende a negligenciar um dos aspectos ligados às condições de produção do texto escrito.

Referências

ARRUDA, E. E. de; KINJO, C. N.; BARBOZA, M. M. O processo de mercantilização do ensino no nível fundamental e médio em uma capital brasileira de porte médio. Mimeo, s/d.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In ___. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BAKHTIN, M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BEREITER, C.; SCARDAMALIA, M. The Psychology of Written Composition. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1987.

BORTONI-RICARDO, S. M e SILVA, M. da G. Mediação em sala de aula. In: FERNANDES, E. M. da F.; SOUSA FILHO, S. M. de. Leitura: ações de mediação pedagógica. Campinas/SP: Pontes Editores, 2015.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BUNZEN, C. O antigo e o novo testamento: livro didático e apostila escolar. Ao pé da letra, v. 3.1, p. 35-46, 2001. Disponível em: http://aopedaletra.net/. Acesso em 05 de maio de 2023.

CHOPPIN, A. Le manuel scolaire, une fausse évidence historique. Histoire de l’education, n° 117, janeiro-março, 2008.

CITELLI, A. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 2003.

MARCUSCHI, B. O que nos dizem o SAEB e o ENEM sobre o currículo de língua portuguesa para o ensino médio? In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, L. P. da. Oficina de linguística aplicada. Campinas, Mercado de Letras, 2005.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

ROJO, R. H. R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza do pensamento. In: MOITA LOPES, L. P. da (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. Parábola Editorial: São Paulo, 2006. p. 253-276.

SCHNEUWLY, B. Le langage écrit chez l’enfant – la production des textes informatifs et argumentatifs. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1988.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 71-91.

SILVA, J. R. da. Produção textual, uma prática possível: experiência exitosa. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 19, n. 2, p. 323-362, jul./dez. 2019.

SILVA, S. R. da e CARVALHO, T. L. Produção de Texto Escrito no Ensino Médio: competências requeridas pela avaliação de redação do enem em (des)uso no livro didático de português. Caminhos em linguística aplicada, Volume 16, Número 1, 1º sem 2017. p. 1-25.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

da Silva, S. R. (2023). PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM APOSTILADO DA REDE PRIVADA – RELAÇÕES COM O ENEM?. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 940–963. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-026

Edição

Seção

Artigos