TESSITURAS DA IDENTIDADE DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

Autores

  • Halda Simões Silva IFPE

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7778

Resumo

Tecemos este relato de experiência a partir das informações trazidas pelos professores participantes da oficina Identidade docente, no II Seminário Integra Campo, promovido pela Gerência Regional de Educação (GRE), da Mata Sul do estado de Pernambuco. A partir do reconhecimento da docência em uma perspectiva integral, a oficina foi um momento de sensibilização dos participantes, reconhecendo que, o se tornar professor dá-se a partir da construção social das vivências e subjetividades existentes. A oficina teve ainda como propósito fortalecer junto aos participantes a compreensão de que é preciso uma identidade “outra”, considerando as especificidades da educação do e no campo. Dessa maneira, buscamos trazer à discussão alguns teóricos sobre a identidade docente, relacionando-as às experiências trazidas pelos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade, docentes, educação do campo.

Biografia do Autor

Halda Simões Silva, IFPE

Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco. Bacharela em Direito pela Faculdade ASCES. Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Garanhuns. Tem interesse no desenvolvimento de pesquisas afetas às relações entre os grupos étnicos e processos educativos. Interessa-se ainda pelo estudo da identidade docente, políticas educacionais e discussões no âmbito do direito público.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Silva, H. S. (2021). TESSITURAS DA IDENTIDADE DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7778

Edição

Seção

Relatos de Experiência