O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA

Autores

  • Willer Carlos de Oliveira Universidade Paranaense - UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6973

Resumo

O bullying é um fenômeno mundial que tem se manifestado tanto em escolas públicas como privadas. Algumas escolas não admitem a ocorrência do bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. De origem inglesa, corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. Crianças e jovens vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. As consequências podem ser desastrosas, desde repetência e evasão escolar, até isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídios e homicídios. A presente pesquisa justifica-se em razão da importância do professor conhecer as consequências que o bullying pode trazer para às vítimas, e assim ajudar na prevenção e no combate em sala de aula, através das suas falas, gestos e ações, que podem prevenir ou até mesmo provocar o bullying. Neste contexto, buscou-se realizar uma pesquisa cujo foco foi compreender o que é o bullying, como ele ocorre e as suas consequências no ambiente escolar; analisar a maneira como os educadores percebem a existência deste fenômeno e como interferem quando percebem a ocorrência do bullying, além de verificar se as ações por parte dos professores podem implicar na ocorrência do bullying na sala de aula.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Willer Carlos de. O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DO BULLYING NA SALA DE AULA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.25110/educere.v18i2.2018.6973. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6973. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão