A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-12268Palavras-chave:
Livro Didático, Ensino de ciências, AlimentaçãoResumo
Sabendo da recorrência da utilização do livro didático em sala de aula e da relevância da compreensão de uma alimentação saudável para o indivíduo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a temática alimentação em coleções de livros didáticos de ciências aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Esta investigação se caracteriza como qualitativa e teve como procedimento técnico a perspectiva documental. Analisaram-se qualitativamente os livros didáticos disponíveis de forma online. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016) para análise dos dados. Os dados evidenciaram que os livros didáticos analisados destacam a temática alimentação nos aspectos relacionados à composição nutricional dos alimentos. Há uma carência de inserção de debates relacionados aos aspectos sociais, culturais e políticos da alimentação. Destaca-se a necessidade de um debate mais amplo, transitando desde da composição nutricional do alimento até a construção dos hábitos alimentares à luz da cultura.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. A. Importância da educação nutricional na infância. Jornal de Nutrição e Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 56-67, 2024.
AZEVEDO, E. de. Alimentação, sociedade e cultura: temas contemporâneos. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, no 44, p. 276-307, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BITTAR, C.; SOARES, A. Mídia e comportamento alimentar na adolescência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, n. 1, p. 291-308, 2020.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Portugal: Porto editora, 1994.
BRÖCKELMANN, Rita Helena. Araribá conecta Ciências: 8° ano. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais /Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC /SEF, 1998.
BRASIL. Lei nº 11.947/2009, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2009.
CABRAL, É. S. G.; MOURA NETO, L. G. de. Segurança Alimentar à luz de novas ferramentas educativas na pedagogia crítica. Research, Society and Development, v. 9. n. 8, 2020. e910986254-e910986254.
CATANI, André; KILLNER, Gustavo Isaac; AGUILAR, João Batista. Geração Alpha: 7° ano. 4. ed. São Paulo: Edições SM, 2022.
D’OLIVEIRA, A. G. A.; SELLES, S. E. Um estudo geracional sobre a temática alimentação nos livros didáticos de ciências e biologia. Bio-grafía, 2022.
GOMES, R. da S. et al. CONHECENDO A NOVA CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS SEGUNDO O NOVO GUIA ALIMENTAR E SUA IMPORTÂNCIA. Revista Científica Univiçosa, v.14, n. 1 - Viçosa-MG - JAN/DEZ 2022.
GREENWOOD, S. de A.; FONSECA, A. B. Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, p. 201-218, 2016.
LEE, L. T. et al. Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e56410313788-e56410313788, 2021.
LIMA, M. M. de; TORAL, N. Análise dos conteúdos de alimentação e nutrição nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental da rede pública de ensino. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 15, p. e42744-e42744, 2020.
LOPES, Mario Olavo da Silva. REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2016. Dissertação (mestrado em educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, BRRS, 2016.
LORENZI, H. R.; DEL PINO, J. C.; OLIVEIRA, L. D. de. Educação alimentar e nutricional como uma prática na escola: A visão do professor. Research, Society and Development, v. 12, n. 3, e9712340180, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40180
MICHELAN, Vanessa; ANDRADE, Elisangela. SuperAÇÃO Ciências: 7° ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2022.
MILETTO, M. F.; ROBAINA, J. V. L. Os reflexos da questão da alimentação e da produção de alimentos na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular Gaúcho e os ecos na escola do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 8, p. e14229-e14229, 2023.
NASCIMENTO, A. L. l. ANDRADE S. L. L. S. Segurança Alimentar e Nutricional: Pressupostos para uma nova Cidadania? Ciência e Cultura, v. 62, n.4, São Paulo, 2010.
RECINE, E. G. I. G. O Consea voltou! Ou como resistir em tempos desafiadores. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, p. e00086523, 2023.
RODRIGUES, G. F.; SANTANA, A. G.; SHINOHARA, N. K. S. O retorno do Consea e as perspectivas para a segurança alimentar e nutricional no Brasil para 2024. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, n. 4, p. e4164-e4164, 2024.
RODRIGUES, C. et al. Nutrição e saúde única-Projeto EcoEscola, Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Revista de Extensão Universitária da Universidade Santo Amaro o UNISA, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2024.
SILVA, M. E. O. S. et al. Na Cozinha da Rocinha: Segurança Alimentar e Diversificação Nutricional. In: XI Jornada Científica, 2018, Minas Gerais, Anais [...], Minas Gerais: IFMG, 2018.
SILVA, D. F. dos S.; GARCIA, R. N. AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO LIVRO DE CIÊNCIAS DA 8ª SÉRIE UTILIZADO NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE. Editora Unijuí, Ano 36, n. 113, Jan./Abr. 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44, 2009.
SOUZA, T. G. de; SANTOS RODRIGUES, F. F. dos. EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Intercursos Revista Científica, v. 21, n. 1, p. 24-28, 2022.
SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. Textos de divulgação científica em livros didáticos: implicações para a sala de aula. E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. DOI: 10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.524
TAVARES, T. B.; NUNES, S. M. e SANTOS, M. O. Obesidade e qualidade de vida: revisão da literatura. Revista Médica de Minas Gerais, Minas Gerais, v. 20, n. 3, jul./set., 2010.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WITT, Neila S. P.; DE SOUZA, Nádia G. S.; SOUZA, Diogo Onofre. Como se fala da alimentacao nos livros didaticos?. Enseñanza de las Ciencias, n. Extra, 2005.
ZAFRA, E. Experiencias de aprendizaje alimentario desde lo corporal. Nuevas propuestas para la educación alimentaria. In: Garcia-Arnaiz, M. Alimentación, salud y cultura: encuentros interdisciplinares. Tarragona: URV, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





