O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE: TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZADAS POR PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Geralda de Fatima Neri Santana Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Polonia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-027

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Ensino de Matemática, Formas de Ensino

Resumo

Este artigo discute as escolhas pedagógicas utilizadas por professores da Educação Básica no ensino de conteúdos de matemática do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE nos últimos dez anos de implementação do programa no estado do Paraná. Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente. O objetivo é investigar, nos artigos produzidos pelos professores participantes do PDE e que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, quais as Tendências em Educação Matemática foram utilizadas durante a implementação dos projetos em sala de aula. A investigação pôs em evidência as Tendências em Educação Matemática: Investigação Matemática, Resolução de Problemas, Mídias Tecnológicas, Modelagem Matemática, entre outras, confirmadas por professores participantes do PDE como apropriadas para ensinar matemática. Os envolvidos neste processo educativo, registraram de acordo com os artigos examinados, que a prática adotada favoreceu o ensino e propiciou a aquisição de novos conhecimentos da disciplina de matemática.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

Santana, G. de F. N., & Fusinato, P. A. (2023). O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE: TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZADAS POR PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 964–987. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-027

Edição

Seção

Artigos