PERCEPÇÃO DA ÁREA NOROESTE DE PALMAS (TO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA COM PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA

Autores

  • Nascimento Marques de Miranda Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lucas Barbosa e Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-019

Palavras-chave:

Método Fenomenológico, Percepção Ambiental, Ambiente Urbano, Educação Ambiental

Resumo

A educação ambiental tem buscado superar os paradigmas dominantes na sociedade, dos quais derivam práticas conservadoras e pré-estabelecidas de um ensino predominantemente naturalista e com dimensão biológica, em contextos muitas vezes deslocados dos sujeitos do processo educativo. Com base nessa premissa, este artigo propõe uma abordagem fenomenológica, com enfoque na percepção dos professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva acerca da área noroeste de Palmas (TO), também conhecida como ARNOs. O propósito é o de contribuir com subsídios para a construção de uma educação ambiental crítica e emancipatória, devidamente alicerçada no mundo vivido pela própria comunidade escolar. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de descrições verbais, no sentido de ouvir os participantes, de procedimentos de redução e de identificação de essências, sob as diretrizes de uma variante do método fenomenológico. Entre os principais resultados, constatou-se que a percepção dos professores sobre a área focalizada transcende os limites da dimensão natural e incorpora outros aspectos, como elementos locacionais, afetivos, urbanísticos, paisagísticos, sociais e fundiários, entre outros. Contudo, a educação ambiental praticada na escola ainda não consegue refletir tal complexidade, o que leva ao apontamento de caminhos possíveis para o enfrentamento desse descompasso.

Referências

AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno. O contexto teórico do desenvolvimento dos estudos humanísticos e perceptivos na Geografia. In: AMORIM FILHO, O. B.; CARTER, H.; KOHLSDORF, M. E. Percepção ambiental: contexto teórico e aplicações ao tema urbano. Belo Horizonte: Departamento de Geografia; Instituto de Geociências; Universidade Federal de Minas Gerais, 1987, (Publicação Especial, n.5), p.9-20.

BELLO, Angela Ales. Fenomenologia e ciências humanas: psicologia, história e religião. Bauru, SP: EDUSC, 2004. 330p.

BESSA, Kelly; LUCINI, Andreia Cristina Guimarães Cantuária; SOUZA, Janaína Augusta Neves. Do plano à produção territorial da cidade: uma análise a partir da habitação em Palmas-TO. GeoTextos, v. 14, n. 1, p. 125-154, jul. 2018.

BESSA, Kelly; OLIVEIRA, Claudia Fernanda Pimentel de. Ordem e desordem no proces¬so de implantação de Palmas: a capital projetada do Tocantins. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 21, n. 2, p. 497-517, maio/ago. 2017.

CATANHO, Marciana; LIMA, Roberto Teixeira de. Percepção ambiental e motivação em educação ambiental para adolescentes: conceitos básicos e proposta de pesquisa. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 21, n. 2, p. 227-251, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7965/4180 Acesso em: 16 jul. 2023.

COCOZZA, Glauco de Paula. Paisagem e urbanidade: os limites do projeto urbano na conformação de lugares em Palmas. 2007. Orientadora: Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima: 2007. 253 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, 2007.

GIORGI, Amedeo. Sobre o método fenomenológico utilizado como modo de pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação. In: POUPART, Jean. et al. (orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 386-409.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. 152p.

PALMAS. GeoPalmas: sistema de informações geográficas de Palmas. Disponível em: http://geo.palmas.to.gov.br/mapas/# Acesso em: 12 fev. 2023.

SOUZA, Lucas Barbosa e. Percepção ambiental e fenomenologia de Husserl: um exercício de reaproximação. In: SILVA, Valéria Cristina Pereira da; CORCINIO JÚNIOR, Givaldo Ferreira. (orgs.). Natureza e representações imaginárias. Curitiba: Appris, 2013. p. 35-51.

SOUZA, Lucas Barbosa e. Percepção ambiental e fenomenologia: possibilidades de adaptação do método e alguns exemplos. Desenvolvimento e meio ambiente, Curitiba, v. 40, p. 297-314, abr. 2017.

SOUZA, Lucas Barbosa e; ZANELLA, Maria Elisa. Percepção de riscos ambientais: teoria e aplicações. 2. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2010, 240p.

TOCANTINS. Geoportal da Secretaria de Planejamento e Orçamento: Base Temática de Palmas. Disponível em: https://geoportal.to.gov.br/gvsigonline/core/load_public_project/basetematicapalmas/ Acesso em: 22 fev. 2023.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. Londrina: EDUEL, 2012, 342p.

WHYTE, Anne. Guidelines for fields studies in environmental perception. Paris: UNESCO, 1977 (MAB Technical Notes, 5). 118p.

Downloads

Publicado

03-08-2023

Como Citar

de Miranda, N. M., & e Souza, L. B. (2023). PERCEPÇÃO DA ÁREA NOROESTE DE PALMAS (TO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA COM PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 810–831. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-019

Edição

Seção

Artigos