MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Michel Teston Semensato
  • Luiz Alberto Pilatti
  • Francini Damiani e Silva
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
  • Iziane Lais Rodrigues Nunes

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-008

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Literatura, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo relata as experiências de um trabalho desenvolvido no 4º ano do curso de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na disciplina de Tópicos em Educação Matemática. O objetivo foi explorar a aplicação da tendência metodológica da Modelagem Matemática, seguindo a concepção de Burak. O tema escolhido para essa abordagem foi a literatura. A partir desse tema gerador, foram formulados problemas que envolviam o ensino da matemática, utilizando obras literárias como "O Homem que Calculava" e "20000 Léguas Matemáticas - Um Passeio pelo Misterioso Mundo dos Números", as quais apresentam relações com a matemática. Essas obras literárias permitiram abordar conceitos matemáticos e também explorar a história da matemática em sala de aula. O trabalho revelou a importância da modelagem matemática como uma metodologia que promove o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem da matemática, além de ressaltar a relevância de abordar a disciplina de forma interdisciplinar, integrando-a à literatura. Essa experiência mostrou-se enriquecedora, permitindo uma aprendizagem significativa e estimulante para os alunos, ao mesmo tempo em que ampliou a compreensão dos futuros professores sobre o potencial da modelagem matemática como estratégia pedagógica.

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Publicado

21-07-2023

Como Citar

Semensato, M. T., Pilatti, L. A., e Silva, F. D., Pinheiro, N. A. M., & Nunes, I. L. R. (2023). MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 642–658. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-008

Edição

Seção

Artigos