UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM AFRICANIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Autores

  • Márcia Maria Silva Peixoto Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Aldieris Braz Amorim Caprini Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-013

Palavras-chave:

Educação Étnico-Racial, Africanidades, Formação Docente, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Humanidades que investigou quais as necessidades formativas dos docentes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção da Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África. Os referenciais teóricos selecionados como arcabouço desta pesquisa são: Anderson Ribeiro Oliva; Demerval Saviani; Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.  A metodologia adotada foi realizada por meio da pesquisa colaborativa e de rodas de conversa, consistindo, no primeiro momento, no levantamento de informações (demandas formativas) para, no segundo momento, desenvolver uma formação continuada com os sujeitos participantes. Com base na pesquisa, em dados e nas reflexões sobre a formação, foi possível produzir um material educacional sobre Africanidades, em formato de e-book, de modo a sintetizar a formação continuada e possibilitar a sua aplicação na formação de professores.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

Peixoto, M. M. S., & Caprini, A. B. A. (2023). UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM AFRICANIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 721–739. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-013

Edição

Seção

Artigos