FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • João Vitor Rosa Ribeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Andreia Regina Piana Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Roberto Zonato Esteves Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Primeiros Socorros, Educadores

Resumo

O objetivo desse estudo é revisão de escopo nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo, evidências científicas voltadas a formação acadêmica de professores e educadores, em relação a primeiros socorros em escolas, visando atendimento pré-hospitalar. Estudos com enfoque na formação de professores e educadores quanto a atuação em atendimento básico de vida, no ambiente extra-hospitalar em primeiros socorros, em escolas ou centro educacionais públicos ou privados. Artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais. Trata-se de uma revisão de escopo, entre os anos de 2013 e 2023, com palavras chaves, “health education”, “first aid”, “school teachers”, nos idiomas, inglês, português e espanhol, elencados em julho de 2023, sendo analisados no Rayyan, com análise duplo-cego para efetivação de artigos viáveis e não viáveis para essa revisão. Como resultado foram encontrados 72 artigos relacionados com as palavras chaves, na qual foram identificados 33 artigos duplicados, sendo esses excluídos da revisão, restando um total de 39 artigos para a análise, de aceite ou recuso para a revisão de escopo, finalizando com 25 artigos incluídos nessa revisão, atendendo os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há um déficit na formação acadêmica de educadores e professores durante a sua graduação na atuação de primeiros socorros em ambiente extra-hospitalar, não somente no Brasil, mas também em outros do mundo, evidenciando assim a necessidade da reformulação de bases curriculares, com o auxílio de profissionais da saúde para que haja uma formação adequada para atuarem com segurança em situações de urgência e emergência, diminuindo a taxa de morbimortalidade e custos evitáveis quanto a serviços de urgência e emergência.

Referências

ALBA MARTIN, R.. Educación para la salud en primeros auxilios dirigida al personal docente del ámbito escolar. Enferm. univ, Ciudad de México , v. 12, n. 2, p. 88-92, jun. 2015 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-70632015000200088&lng=es&nrm=iso>. accedido en 15 jul. 2023. https://doi.org/10.1016/j.reu.2015.04.004.

Ammirati C, Gagnayre R, Amsallem C, Némitz B, Gignon M. Are schoolteachers able to teach first aid to children younger than 6 years? A comparative study. BMJ Open. 2014 Sep 19;4(9):e005848. doi: 10.1136/bmjopen-2014-005848. PMID: 25239292; PMCID: PMC4170209.

Awad MA, AlHammadi E, Malalla M, Maklai Z, Tariq A, Al-Ali B, Al Jameel A, El Batawi H. Assessment of Elementary School Teachers' Level of Knowledge and Attitude regarding Traumatic Dental Injuries in the United Arab Emirates. Int J Dent. 2017;2017:1025324. doi: 10.1155/2017/1025324. Epub 2017 Sep 14. PMID: 29062362; PMCID: PMC5618756.

Bakarčić D, Hrvatin S, Maroević M, Ivančić Jokić N. First Aid Management in Emergency Care of Dental Injuries – Knowledge among Teachers in Rijeka, Croatia. Acta Clin Croat. 2017 Mar;56(1):110-116. doi: 10.20471/acc.2017.56.01.16. PMID: 29120152.

Bakke HK, Bakke HK, Schwebs R. First-aid training in school: amount, content and hindrances. Acta Anaesthesiol Scand. 2017 Nov;61(10):1361-1370. doi: 10.1111/aas.12958. Epub 2017 Aug 17. PMID: 28832913; PMCID: PMC5659131.

BIANCO DA CRUZ, K. et al. Intervenções de educação em saúde de primeiros socorros, no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Enfermería Actual en Costa Rica, n. 40, 21 dez. 2020.

BÖTTIGER, B. W.; VAN AKEN, H. Kids save lives - Training school children in cardiopulmonary resuscitation worldwide is now endorsed by the World Health Organization (WHO). ResuscitationElsevier Ireland Ltd, , 1 set. 2015.

BRASIL, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde-DATASUS. Disponível em http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def [Acessado em 14 de Janeiro de 2023]

Brito JG, Oliveira IP, Godoy CB, França APDSJM. Effect of first aid training on teams from special education schools. Rev Bras Enferm. 2020 Feb 17;73(2):e20180288. English, Portuguese. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0288. PMID: 32074232.

BRITO, J. G. et al. Effect of first aid training on teams from special education schools. Revista brasileira de enfermagem, v. 73, n. 2, p. e20180288, 2020.

Calandrim, L. F., Santos, A. B. dos, Oliveira, L. R. de, Massaro, L. G., Vedovato, C. A., & Boaventura, A. P. (2017). Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene, 18(3), 292-299. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044.

Carmo HO, Souza RCA, Araújo CLO, et al. Atitudes dos Docentes de Educação Infantil em Situação de Acidente Escolar. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2017;7:e1457. Doi:http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1457.

CRUZ, Karine Bianco da et al. First aid health education interventions in the school environment: an integrative review. Enfermería Actual de Costa Rica [online]. 2021, n.40, 43542. ISSN 1409-4568. http://dx.doi.org/10.15517/revenf.v0i40.43542.

CUNHA, Maria W. do Nascimento; DA SILVA SANTOS, M.; MARINHO E ALBUQUERQUE, D. D. T.; MILHOME DA COSTA FARRE, A. G.; SERAFIM SANTANA, I. T. Knowledge of nursery workers about first aid measures with children before and after active training. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 20, 8 Mar. 2021.

De Buck E, Van Remoortel H, Dieltjens T, Verstraeten H, Clarysse M, Moens O, Vandekerckhove P. Evidence-based educational pathway for the integration of first aid training in school curricula. Resuscitation. 2015 Sep;94:8-22. doi: 10.1016/j.resuscitation.2015.06.008. Epub 2015 Jun 18. PMID: 26093230.

Eze CN, Ebuehi OM, Brigo F, Otte WM, Igwe SC. Effect of health education on trainee teachers' knowledge, attitudes, and first aid management of epilepsy: An interventional study. Seizure. 2015 Dec;33:46-53. doi: 10.1016/j.seizure.2015.10.014. Epub 2015 Nov 1. PMID: 26558347.

GALINDO NETO, N. M. et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, p. 1678–1684, 2018.

Gebrewold MA, Enquselassie F, Teklehaimanot R, Gugssa SA. Ethiopian teachers: their knowledge, attitude and practice towards epilepsy. BMC Neurol. 2016 Sep 8;16(1):167. doi: 10.1186/s12883-016-0690-4. PMID: 27608678; PMCID: PMC5016938.

Goel S, Singh N, Lal V, Singh A. Evaluating the impact of comprehensive epilepsy education programme for school teachers in Chandigarh city, India. Seizure. 2014 Jan;23(1):41-6. doi: 10.1016/j.seizure.2013.09.010. Epub 2013 Sep 23. PMID: 24135443.

ILHA, A. G. et al. Educational actions on first aid for early childhood education teachers: a quasi-experimental study. Revista da Escola de Enfermagem, v. 55, p. 1–7, 2021.

JOKIC, Natasa Ivancic et al. Preschool teachers' knowledge and attitudes about dental trauma in Rijeka, Croatia: a cross-sectional study.. Journal of Oral Research, [S.l.], v. 10, n. 4, p. 1-7, aug. 2021. ISSN 0719-2479. Available at: <https://www.joralres.com/index.php/JOralRes/article/view/joralres.2021.054>. Date accessed: 15 july 2023. doi: https://doi.org/10.17126/joralres.2021.054.

Li F, Sheng X, Zhang J, Jiang F, Shen X. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. BMC Pediatr. 2014 Aug 24;14:209. doi: 10.1186/1471-2431-14-209. PMID: 25152013; PMCID: PMC4236654.

Lima, P. A., Oliveira, T. M. N., Moreira, A. C. M. G., Moreira, R. C., Martins, E. A. P., & Costa, A. B. (2021). Primeiros socorros como objeto de educação em saúde para profissionais de escolas municipais. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e10. https://doi.org/10.5902/2179769243292.

Mantovani, Julia de Lima; Mazziero, Patrícia Fernanda Evaristo; Barbieri, Renata Melina Blascke; Caram, Ana Lúcia Alves; Ricci, Waleska Zafred; Frisanco, Fernanda Menegatti; Avaliação do conhecimento sobre a lei Lucas e sua aplicabilidade: estudo piloto na rede de ensino pública do ensino infantil e fundamental. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.4, p.1946-1961, 2023.

MONTOVANI, Julia de Lima, et al. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LEI LUCAS E SUA APLICABILIDADE: ESTUDO PILOTO NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.4, p. 1946-1961, 2023. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-022.

Moreira, ACMG, Faleiros IB, Gastaldi AB, Ribeiro BGA, Martins EAP. Capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários do ensino fundamental e médio. 2021 jan/dez; 13:930-935. DOI: http://dx.doi.org/0.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9649.

MOURA, Vitória Alves de et al . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS A PAIS E EDUCADORES: REVISÃO INTEGRATIVA. Ciênc. cuid. saúde, , v. 20, e56987, 2021 . Disponível em <http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-38612021000100308&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 jul. 2023. Epub 12-Jan-2022. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v20i0.56987.

Pithon MM, Lacerda dos Santos R, Magalhães PH, Coqueiro Rda S. Brazilian primary school teachers' knowledge about immediate management of dental trauma. Dental Press J Orthod. 2014 Sep-Oct;19(5):110-5. doi: 10.1590/2176-9451.19.5.110-115.oar. PMID: 25715724; PMCID: PMC4296662.

Savarese G, Carpinelli L, D'Elia D, Coppola G. Teachers of various school grades and representations of epilepsy: problems, relational aspects and perspectives of life quality. Ital J Pediatr. 2015 Oct 5;41:70. doi: 10.1186/s13052-015-0177-8. PMID: 26437951; PMCID: PMC4595060.

Shamarao S, Jain J, Ajagannanavar SL, Haridas R, Tikare S, Kalappa AA. Knowledge and attitude regarding management of tooth avulsion injuries among school teachers in rural India. J Int Soc Prev Community Dent. 2014 Nov;4(Suppl 1):S44-8. doi: 10.4103/2231-0762.144599. PMID: 25452927; PMCID: PMC4247550.

Souza, M.F.; Divino, A.B.; Souza, D.A.S.; Cunha, S.G.S.; Almeida, C.S.; Knowledge of the educators of the municipality centers child education on first aid. Revista Nursing, 2020; 23 (268): 462. DOI: https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4624-4635.

ZONTA, Jaqueline Brosso et al . Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Rev. Latino-Am. Enfermagem, , v. 27, e3174, 2019 . Disponível em <http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692019000100359&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 jul. 2023. Epub 07-Out-2019. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174.

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

Ribeiro, J. V. R., Piana , A. R., & Esteves, R. Z. (2023). FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA O SUPORTE BÁSICO DE VIDA: REVISÃO DE ESCOPO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(9), 5191–5208. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-019

Edição

Seção

Artigos