ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES

Autores

  • Edson Roberto Arpini Miguel
  • Adriana Lenita Meyer Albiero
  • Roberto Zonato Esteves
  • Grace Jaqueline Aquiles
  • Eliana Valeria Patussi
  • Marcia Rosangela de Neves Oliveira
  • Najara Barbosa Rocha
  • Angélica Maria Bicudo

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025

Palavras-chave:

Ensino Interprofissional, Currículo, Metodologias Ativas

Resumo

A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a ressignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofissional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia.  A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Miguel, E. R. A., Albiero, A. L. M., Esteves, R. Z., Aquiles, G. J., Patussi, E. V., Oliveira, M. R. de N., … Bicudo, A. M. (2023). ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ANÁLISE QUALITATIVA DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES, PRECEPTORES E TUTORES. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(6), 2497–2515. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-025

Edição

Seção

Artigos