O ARGUMENTO DE AUTORIDADE NO PROCESSO JUDICIAL: REPERCUSSÕES NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Celso Hiroshi Iocohama
  • Aline Janiny Lacerda Gianini
  • Camila Eburneo Marques Pereira
  • Lilian Mara dos Santos Schwengber
  • Renan Santos Carrasco
  • Vanessa Alline Mossioli

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v17i2.2014.5399

Resumo

O estudo buscou tratar, inicialmente, da constituição da autoridade no contexto do processo judicial, ampliando esta categoria para todos os sujeitos nele envolvidos, além de considerar a autoridade da lei, da doutrina, da jurisprudência e do processo educativo como bases da análise. Com a preocupação voltada para o discurso jurídico existente neste ambiente, discorreu-se sobre o argumento de autoridade, considerando suas características de formação e validade para fins de demonstrar que o nível de certeza para as afirmações das autoridades jurídicas estão no âmbito da probabilidade (admitindo-se sua contrariedade). Para tanto, demonstrou-se por via da zetética que todos os argumentos de autoridade merecem questionamentos para que se compreendam as razões de seu discurso, evitando-se o comodismo dogmático de se acatar um comando apenas porque emitido por uma autoridade. Por fim, abordou-se o processo educativo dando destaque para as ações do professor e do aluno, considerando-se a importância de a aprendizagem ser originada por meio de um processo democrático e crítico.

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Biografia do Autor

Celso Hiroshi Iocohama

Aline Janiny Lacerda Gianini

Camila Eburneo Marques Pereira

Lilian Mara dos Santos Schwengber

Renan Santos Carrasco

Vanessa Alline Mossioli

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Publicado

17-11-2015

Como Citar

IOCOHAMA, Celso Hiroshi; GIANINI, Aline Janiny Lacerda; PEREIRA, Camila Eburneo Marques; SCHWENGBER, Lilian Mara dos Santos; CARRASCO, Renan Santos; MOSSIOLI, Vanessa Alline. O ARGUMENTO DE AUTORIDADE NO PROCESSO JUDICIAL: REPERCUSSÕES NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.25110/rcjs.v17i2.2014.5399. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/5399. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos