MATERNIDADE NO CÁRCERE: A COLISÃO ENTRE O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A REALIDADE DAS DETENTAS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v28i1.2025-11403

Palavras-chave:

Dignidade da pessoa humana, Gênero, Maternidade, Mulheres encarceradas, Sistema prisional

Resumo

O presente trabalho tem como foco analisar, à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, o ambiente em que as mulheres que vivenciam a maternidade atrás das grades estão inseridas, com o objetivo de identificar o que diverge dos textos legais. Para isso, partindo da hipótese de que as apenadas possuem particularidades que são constantemente negligenciadas, a pesquisa buscou investigar em que condições vivem as mulheres gestantes e as que estão passando pelo período puerperal dentro do sistema prisional brasileiro, destacando a incompatibilidade entre as condições em que vivem daquilo que é assegurado pelo ordenamento jurídico, verificando que muito pouco do que é garantido em lei é de fato colocado em prática. Nesse sentido, busca-se contribuir para o debate público e acadêmico sobre a temática, promovendo uma reflexão sobre as questões de gênero e a eficácia das políticas públicas existentes no que se refere à proteção dos direitos das mulheres encarceradas e de seus filhos. Assim, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa, sendo desenvolvida por meio de consulta bibliográfica e documental mediante análise de artigos científicos, livros, relatórios de instituições oficiais e legislações brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Araujo das Neves, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Tocantins.

Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Direito das Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub. Possui Mestrado em Direito - Constituição e Processo - pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ética Profissional, Biodireito, Direito Ambiental, Direito Internacional e Direitos Humanos. Ministra aulas de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu) e desenvolve atividades de pesquisa e extensão. Advogado.

Referências

ANDRADE, Bruna Soares Angotti Batista de. Entre as leis da ciência, do Estado e de Deus: o surgimento dos presídios femininos no Brasil (1930- 1950). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11062012-145419/pt-br.php. Acesso em: 26 de abr. 2024.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: natureza jurídica, conteúdos mínimos e critérios de aplicação. Versão provisória para debate público. Mimeografado, 2010. Disponível em: https://luisrobertobarroso.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Dignidade_texto-base_11dez2010.pdf. Acesso em: 26 de out. de 2023.

BRASIL. Código de Processo Penal. Decreto lei nº 3.689, de 03 de outubro de 1941. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm. Acesso em: 22 de out. 2023.

BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 22 de out. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 out 2023.

BRASIL. Lei de Execução Penal, Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.html. Acesso em: 22 out 2023.

BRASIL. Superior Tribunal Federal. Habeas Corpus Coletivo nº 143.641. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília, DF, 20 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/HC143641final3pdfVoto.pdf. Acesso em: 08 de mai. 2024.

CEJIL, Centro pela justiça e pela justiça internacional et al. Relatório sobre as mulheres encarceradas no Brasil. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://carceraria.org.br/wp-content/uploads/2013/02/Relato%CC%81rio-para-OEA-sobre-Mulheres-Encarceradas-no-Brasil-2007.pdf. Acesso em: 26 de abr. 2024.

CERNEKA, Heidi Ann. Homens que menstruam: considerações acerca do sistema prisional às especificidades da mulher. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 6, n. 11. janeiro - junho de 2009.

CNJ. Regras de Bangkok: regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras. Conselho Nacional de Justiça. Coordenação: Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi. Brasília, 2016.

CURCIO, Fernanda Santos; FACEIRA, Lobelia da Silva. As memórias das prisões para mulheres: um retrato da realidade carcerária feminina do estado do Rio de Janeiro. Anais do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Vitória, ES, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22416. Acesso em: 30 de abr. 2024.

D’OLIVEIRA, Maria Christina Barreiros. Breve análise do princípio da isonomia. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros. v.1, n.1, Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/13. Acesso em: 23 de abril de 2024.

DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento nacional de informações penitenciárias. INFOPEN Mulheres. 2. ed. Brasília: MJSP, 2018. Disponível em: https://conectas.org/wp-content/uploads/2018/05/infopenmulheres_arte_07-03-18-1.pdf. Acesso em: 19 de set. de 2023.

FAIR, Helen; WALMSLEY Roy. World female imprisonment list. Women and girls in penal institutions, including pre-trial detainees/remand prisoners. 5th. ed. Institute for Crime & Justice Policy Research, 2022. Disponível em: https://www.prisonstudies.org/sites/default/files/resources/downloads/world_female_imprisonment_list_5th_edition.pdf. Acesso em: 19 de set. de 2023.

IPEA. Instituto de pesquisa economia aplicada. Comunicados do IPEA. PNAD 2009. Primeiras análises: investigando a chefia feminina de família. Novembro, 2010. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/101111_comunicadoipea65.pdf. Acesso em: 26 de out. 2023

LEMGRUBER, Julita. Cemitério dos vivos: análise sociológica de uma prisão de mulheres. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 39. ed. Barueri, SP: Atlas, 2023.

NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de direito processual penal. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

OLIVEIRA, Erika Patrícia Teixeira de. Mulheres em conflito com a lei: representações sociais, identidades de gênero e letramento. 145f. 2008. Dissertação de Mestrado (Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2008. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/4163/1/000170549.pdf. Acesso em 29 de abr. de 2024.

QUEIROZ, Nana. Presos que menstruam: a brutal vida das mulheres - tratadas como homens - nas prisões brasileiras. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015.

RONCHI, Isabela Zanette. A maternidade e o cárcere: uma análise de seus aspectos fundamentais. Orientador: Vitor Antonio Guazzelli Peruchin. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais). Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.pucrs.br/direito/wp-content/uploads/sites/11/2018/03/isabela_ronchi_20172.pdf. Acesso em: 26 de out. 2023.

SEIXAS, Taysa Matos. Os filhos da outra: a mulher e a gravidez no cárcere. Empório do Direito, 2016. Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitura/os-filhos-da-outra-a-mulher-e-a-gravidez-no-carcere. Acesso em: 26 de out. 2023.

ZUCOLOTTO, Camila Ferreira. As violações ao princípio da dignidade humana das mulheres encarceradas e suas crianças no Brasil. Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca. v.6, n.1, dez. Franca, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.revista.direitofranca.br/index.php/icfdf/article/view/992. Acesso em: 26 de out. de 2023.

Downloads

Publicado

26-08-2025

Como Citar

NEVES, Júlia Araujo das; OLIVEIRA, Gustavo Paschoal Teixeira de Castro. MATERNIDADE NO CÁRCERE: A COLISÃO ENTRE O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A REALIDADE DAS DETENTAS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 149–166, 2025. DOI: 10.25110/rcjs.v28i1.2025-11403. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/11403. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos