ESTRATÉGIA DE ALIENAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: AS ARTIMANHAS DO CAPITAL SOBRE A DIVISÃO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.25110/rcjs.v28i2.2025-10479Palavras-chave:
Trabalho docente, Tecnologias, Desvalorização docenteResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a desqualificação do professor como resultado da divisão do trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que traz uma discussão sobre como a desqualificação do professor é resultado do avanço da industrialização por meio das tecnologias. Os paradigmas atuais da educação são baseados em uma escola tecnicista como imposição do sistema capitalista, e a produção do ensino é manipulada pela classe dominante. Com base nesse entendimento, os processos educacionais são apropriados pela classe hegemônica, dominando a dimensão intelectual da sociedade, promovida por meio das tecnologias educacionais.
Downloads
Referências
APLLE, Michael W et Teitelbaum, Kenneth. Está o professor perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? IN: Teoria e educação, Porto Alegre/RS, nr. 04,1991.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro, Zahar editora, 1981.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo, Brasileira, 1991.
CUNHA, Célio da. Educação e Autoritarismo no Estado Novo. São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1981.
A Face Oculta da Escola: Educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Porto Alegre, Artes Médicas, 1989.
______. Tecnologia e sociedade: a ideologia da racionalidade, a organização do trabalho e a educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, 13(1):39-52, Jan./Jun./1988.
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1984.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo, Cortez, 1993.
FREITAG, Bárbara, Escola, Estado e Sociedade. São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1989.
FREITAG, Bárbara, O Livro Didático em Questão. São Paulo, Cortez: autores associados, 1989.
FREITAS, Luiz Carlos de. A Questão da interdisciplinaridade: notas para reformulação dos cursos de pedagogia. Educação e sociedade, 1989.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva: um exame das relações entre educação e estrutura econômica-social capitalista. São Paulo, Cortez: Autores associados, 1984.
Tecnologia, Relações Sociais e Educação. Texto mimeográfico, S/d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




