UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Ester Cardoso de Moraes Galter Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-003

Palavras-chave:

Teacher Training, Inclusion, Complex Thinking

Resumo

Neste artigo, abordamos a temática da formação de professores no contexto da inclusão escolar, utilizando a perspectiva da complexidade. Com base nos estudos de Morin (2000) sobre a complexidade do universo humano, buscamos discutir a seguinte questão: como podemos desenvolver uma organização de trabalho docente que acolha uma visão da complexidade que considere as necessidades e valorize as inteligências e habilidades de alunos típicos e atípicos, considerando que todos os alunos possuem potencial para aprender e se desenvolver? Neste estudo, nos propomos repensar e dialogar sobre a prática docente à luz das transformações que a sociedade tem enfrentado. Como metodologia, adotamos a pesquisa-ação, que envolveu sessões de discussão temática junto 12 mestrandos e doutorandos, do grupo de pesquisa PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores. Essa investigação permitiu a discussão coletiva com foco na necessidade de superar a abordagem tradicional de ensino, que se baseia em uma visão unilateral e homogênea da prática pedagógica, uniformizando os alunos e desconsiderando as suas singularidades. Concluímos que foi fundamental o processo de formação de professores para que adotem uma perspectiva complexa do ser humano, orientando a organização dos meios e das condições de ensino para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem integral de todos os alunos, em uma verdadeira perspectiva de inclusão.

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

Galter, E. C. de M., & Behrens, M. A. (2023). UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1072–1087. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-003

Edição

Seção

Artigos