SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O PROFISSIONAL DA GESTÃO NA REDE PÚBLICA

Autores

  • Thaís Cristina Gutstei Nazar Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Karoline Squinsani da Rosa Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Daniela Zorzetto Calegari Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Luana Saggiorato Universidade Paranaense (UNIPAR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-001

Palavras-chave:

Resiliência, Atuação Docente, Contexto Educacional

Resumo

Neste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e correlacional, cujo objetivo geral foi caracterizar níveis de resiliência, de satisfação com a vida, de otimismo, de apoio social, de ansiedade e depressão em profissionais da área da educação atuantes em um Núcleo Regional de Educação na região Sudoeste do Paraná. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência, Life Orientation Test LOT-R; Escala de Satisfação com a vida; a Escala de Apoio Social e Escala HAD - Ansiedade e Depressão. Os principais resultados apontaram que a média de pontos na escala de resiliência foi de 137,77, na escala de apoio social foi 70,90, na de otimismo foi de 37,75 e na de satisfação de vida foi de 25,32. Já na escala HAD, os dados coletados informam que a maioria dos participantes (70,5%; n=43) se caracteriza por escore de depressão improvável e 41%(n=25) se encaixa em quadro de ansiedade improvável, seguido por 39,3%(n=24) de ansiedade possível. Por meio de trabalhos de cunho científico, como a presente pesquisa, promovem-se espaços para debates, operacionalização e reflexão acerca de fatores protetivos, bem-estar e saúde mental de docentes, visando, assim, a prevenção e benefícios à saúde.

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Publicado

27-10-2023

Como Citar

Nazar, T. C. G., da Rosa, K. S., Calegari, D. Z., & Saggiorato, L. (2023). SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O PROFISSIONAL DA GESTÃO NA REDE PÚBLICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(4), 1548–1567. https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-001

Edição

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Artigos