COMPETÊNCIAS: APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E DOCÊNCIA

Autores

  • Maria Isabel Pinto Simões Dias

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.3571

Palavras-chave:

Competências, Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Este artigo dá a conhecer os processos de ensino/aprendizagem/avaliação de competências e discute as competências (dos) docentes numa escola em constante mutação. Recorrendo à pesquisa bibliográfica, elegem-se os princípios pedagógicos ativos como foco do desenvolvimento de competências. As evidências encontradas reforçam i) o papel do conflito sociocognitivo e da avaliação formativa e autêntica e ii) os recursos pessoais e profissionais dos docentes como vetores a considerar no processo de ensino/aprendizagem e avaliação de competências. Acredita-se que estes dados teóricos contribuam para uma reflexão sustentada sobre abordagens por competências em contexto educativo. 

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

Dias, M. I. P. S. (2022). COMPETÊNCIAS: APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO E DOCÊNCIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 22(2). https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.3571

Edição

Seção

Artigos