APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA POR MEIO DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i2.2025-12333Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Instrução por pares, Trabalho em equipe, ColaboraçãoResumo
Diante da necessidade de superar práticas tradicionais centradas na transmissão de conteúdos e promover metodologias que favoreçam maior envolvimento discente, este estudo investiga a instrução entre pares como estratégia de metodologia ativa. O objetivo é analisar seu potencial para estimular a aprendizagem ativa e colaborativa, ampliando o protagonismo estudantil e fortalecendo a construção coletiva do conhecimento. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa fundamenta-se em produções científicas da área, abordando fundamentos teóricos, princípios e possibilidades de aplicação em contextos presenciais e virtuais, incluindo sugestões de adaptação a diferentes ambientes. Os resultados indicam que a instrução entre pares contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia intelectual e habilidades socioemocionais, rompendo com o modelo tradicional de ensino. Entre os desafios, destacam-se a sobrecarga docente e a necessidade de políticas institucionais que assegurem condições e recursos adequados. Conclui-se que, quando planejada intencionalmente, esta metodologia se consolida como metodologia inovadora, participativa e colaborativa.
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