DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS: UMA ANÁLISE DAS BARREIRAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i2.2025-12237

Palavras-chave:

Inclusão, Surdez, Educação especial, Acessibilidade, Libras

Resumo

Este artigo analisa os principais desafios enfrentados por estudantes e pessoas surdas no ambiente escolar, destacando barreiras comunicacionais, formação docente insuficiente em Libras e escassez de tecnologias assistivas. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão sistemática da literatura, discute-se a eficácia das políticas públicas de inclusão e propõem-se estratégias pedagógicas para promover uma educação mais equitativa e acessível.

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Biografia do Autor

Danieli Feitosa dos Santos, Colégio Adventista Pinhais

Estudante do Ensino Médio, Colégio Adventista Pinhais.

Joniel Mendes de Araujo, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia e Fisiologia). Universidade Federal de Goiás.

Gilvan Rodrigues dos Santos, Faculdade Norte

Mestrando em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade. Faculdade Norte.

Johnny Iglesias Mendes Araujo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Zootecnia (Melhoramento genético Animal). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Andréia da Cunha Azevedo de Almeida, Faculdade Adventista Paranaense

Especialista em Neuroeducação/Aprendizagem. Faculdade Adventista Paranaense.

Neide Laura Fuckner Kupas, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestra Profissional em Educação. Centro Universitário Adventista de São Paulo.

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Publicado

21-11-2025

Como Citar

SANTOS, Danieli Feitosa dos; ARAUJO, Joniel Mendes de; SANTOS, Gilvan Rodrigues dos; ARAUJO, Johnny Iglesias Mendes; ALMEIDA, Andréia da Cunha Azevedo de; KUPAS, Neide Laura Fuckner. DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS: UMA ANÁLISE DAS BARREIRAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 189–201, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i2.2025-12237. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/12237. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

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Artigos