A GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS, 2019-2022, CORONELISMO E NEOLIBERALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-006

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Goiás, Coronelismo, Neoliberalismo

Resumo

Neste trabalho buscamos uma tentativa de desvelar as características dos grupos que exercem a hegemonia no campo de poder goiano, bem como a construção dos habitus políticos destes grupos como forma de perpetuação no poder, da manutenção do status quo e as implicações deste modo de fazer política na atual gestão da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC). Tentamos também reconhecer como os desdobramentos da política neoliberal se coloca nesse modo de operar político. Para levantamento de algumas informações que utilizamos aqui com relação a temática apresentada, acessamos matérias publicadas em sites oficiais do Governo de Goiás, assim como nas outras mídias, sites e jornais. Como aporte teórico-metodológico, nos fundamentamos em estudiosos como Pierre Bourdieu, Pierre Dardot, Christian Laval e Michael Apple, no sentido de que estes autores se dedicam em analisar como as relações de poder se colocam dentro da sociedade neoliberal. Para uma melhor compreensão do cenário atual faremos um breve apanhado histórico com o intuito de conhecer a estruturação política, econômica e cultural do Estado de Goiás. Desta forma o presente trabalho está organizado em três momentos. O primeiro é um breve relato de como se constitui a relação de poder no Estado historicamente, assim como seus desdobramentos nas políticas públicas e na educação. No segundo, abordamos a atual gestão frente a Seduc e a implementação do “Novo Ensino Médio” no Estado de Goiás, e por fim, apresentamos reflexões a respeito da postura política da atual gestão da Secretaria de Educação do Estado de Goás.

Referências

ALVES, Miriam Fábia; OLIVEIRA, Valdirene Alves de. O ‘Novo’ Ensino Médio: embuste de uma reforma participativa em Goiás. Revista Retratos da Escola. Brasília, v.16, n. 34, p. 89-109, jan./abr. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 6 out. 2023.

APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. Revisão técnica de José Eustáquio Romão. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

ARRAIS, Cristiano Alencar. A história escrita: percursos da historiografia goiana (p.27-62) / Cristiano Alencar Arrais; Noé Freire Sandes (Org.) – Goiânia: Gráfica UFG, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: sociologia. Tradução de Paula Montero e Alicia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1989

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Papirus Editora, 1996.

BRASIL, Senado Federal. Pronunciamento de Ronaldo Caiado em 05/04/2017. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/pronunciamentos/-/p/pronunciamento/430135. Acesso em: 6 out. 2023.

BRASIL, Presidência da República. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Casa Civil, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 jul. 2021.

DA SILVA, Viviane Rosa; PENNA, Mariana Affonso. Ideologia, democracia e educação: Contribuições histórico-filosóficas de Marilena Chauí. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 3, p. 1227-1241, 2023. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10600. Acesso em: 4 out. 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

DE PAULO, Wesley Garcia. Militarização do Ensino no Estado de Goiás: implementação de um modelo de gestão escolar/ orientador Erlando da Silva Rêses – Brasília, 2019.

DOLES, Dalísia Elizabeth. Aspectos Econômicos e Sociais do Coronelismo em Goiás. In: Arrais, C.A.; SANDES, M. F. A história escrita: percursos da historiografia goiana Goiânia: Gráfica UFG, 2018.

FUNDAÇÃO LEMANN. Quem somos. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/institucional/quem-somos. Acesso em: 09 out. 2023.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GALVÃO, Walder. Após morte de professor, escola no Céu Azul carrega marcas de abandono. Correio Braziliense, [S.l.], 17 maio 2019. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/05/17/interna_cidadesdf,755475/apos-morte-de-professor-escola-no-ceu-azul-carrega-marcas-de-abandono.shtml. Acesso em: 07 out. 2023.

GOIÁS. Diário oficial/GO N° 23.838. Sexta-feira, 15 de julho de 2022 Ano 185. Disponível em: https://diariooficial.abc.go.gov.br. Acesso em: 4 jul. 2022.

GOMES, Laurentino. 1889: como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da República no Brasil. -1 ed. – São Paulo: Globo, 2013.

JORNAL DA UFG. Rede estadual de ensino de Goiás tem déficit de mais de 10 mil professores. Publicado em 17 de maio de 2022. Disponível em: https://jornal.ufg.br/n/rede-estadual-de-ensino-de-goias-tem-deficit-de-mais-de-dez-mil-professores. Acesso em: 09 out. 2023.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Editora Companhia das Letras, 2012.

MACIEL, David. A esquerda goiana nos anos 60/70: do nacionalismo à luta contra a ditadura militar. In: Arrais, C.A.; SANDES, M. F. A história escrita: percursos da historiografia goiana. (p. 287-299). Goiânia: Gráfica UFG, 2018.

MOREIRA, Cleumar de Oliveira. História política de Goiás: a dinâmica do desenvolvimento – 1945 a 1964. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2000. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/MOREIRA__Cleumar_de_Oliveira._2000.pdf. Acesso em: 01 out. 2023.

NA PRÁTICA. Trajetória de Fátima Gavioli. Disponível em: https://www.napratica.org.br/trajetoria-fatima-gavioli/. Acesso em: 09 out. 2023.

NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/m5NJPS7PQnCCxZZtCsdjsqL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 04 out. de 2023.

PASSOS, Elder Camargo de. Goyaz: de arraial a patrimônio mundial. Goiânia: Kelps, 2018.

TRE, GOIÁS. Eleições 2018. Disponível em: https://www.tre-go.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2018. Acesso em: 09 out. 2023.

TRE, Goiás. Retrospectiva das Eleições Gerais 2022. Goiânia, 12 jan. 2023. Disponível em: https://www.tre-go.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Janeiro/retrospectiva-das-eleicoes-gerais-2022. Acesso em: 09 out. 2023

TURCHI, Maria Zaira. Jagunço e jaguncismo: história e mito no sertão brasileiro. 2006. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/riserver/api/core/bitstreams/e8b6170e-a502-4ef2-8d3a-df10e235ba52/content. Acesso em: 6 out. 2023.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

das Chagas Filho, J. R., Rosa da Silva, V., & Mendanha de Oliveira, T. F. (2023). A GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS, 2019-2022, CORONELISMO E NEOLIBERALISMO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(4), 1639–1654. https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-006

Edição

Seção

Artigos