PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: JOGO DA ROLETA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-006

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Jogo matemático, Números inteiros

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a eficácia do jogo matemático denominado roleta no ensino das operações básicas com números inteiros. O estudo se caracteriza de natureza qualitativa Creswell (2016), por se tratar de uma investigação que transcende o mero conhecer, suscitando compreensão de uma realidade a partir dos dados obtidos nas práticas pedagógicas com alunos do 7° ano de uma escola pública em Parintins. Os resultados das atividades desenvolvidas nas aplicações com o jogo matemático, indicam que o jogo da roleta dos inteiros deu a oportunidade aos alunos a compreenderem melhor os conceitos e diferenças de números positivos e negativos de uma forma lúdica e divertida.

Biografia do Autor

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal Mato Grosso – UFMT. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas

Edilson Barroso Gomes, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação. Universidade do Estado Rio de Janeiro – UERJ. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Unidade: CESP/UEA.

Elton Márcio da Silva Santos, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências. Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo – IFSC/USP. Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas.

Francisca Keila Freitas Amoedo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal Mato Grosso – UFMT. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas. Unidade: CESP/UEA.

Joerlen Alves de Souza , Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Matemática. Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora da  Universidade do Estado do Amazonas. Unidade: CESP/UEA.

Referências

BELTRÃO, I. S. L.; GONZAGA, A. M.; MACÊDO, D. M. C.; BARBOSA, I. S. Jo-gos matemáticos e suas possibilidades pedagógicas para o ensino das operações com números naturais. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.7 n. 3 set/dez, p.118-132, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CHAGAS, K. E. N. A cultura digital e a utilização de jogos no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Monografia de Especialização (Educação na Cultura Digital), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2016.

FACCHI, M. G. A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.

FERNANDES, L. L. O jogo Matix como recurso didático no estudo das operações com números inteiros. SOUZA, J. A. (orientador). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2015.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.

SILVA, W. S.; ALVES, R. W. S.; PONTES, J. V. S.; FERREIRA, R. O. Roleta dos inteiros. In: II Simpósio estadual de ensino pesquisa e extensão da FBJ, II Encontro Institucional do PROUPE/FBJ e III Encontro Institucional do PIBID. Anais [...]. Belo Jardim, PE, 2017. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/38981.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

Downloads

Publicado

15-03-2024

Como Citar

Beltrão, I. do S. L., Gomes, E. B., Santos, E. M. da S., Amoedo, F. K. F., & Souza , J. A. de. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: JOGO DA ROLETA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 24(1), 99–113. https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-006

Edição

Seção

Artigos