EXPERIÊNCIAS E ANÁLISES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO ANTES E DURANTE PANDEMIA

Autores

  • Halane Maria Braga Fernandes Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Leticia Vicente de Souza Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Valkisfran Lira de Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Vivian Valentine da Rocha Ferreira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Hilana Maria Braga Fernandes Abreu Centro Universitário Santa Maria / UNIFSM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-001

Palavras-chave:

Empoderamento feminino, Engenharia, Extensão universitária, Pandemia

Resumo

Ainda que mulheres representem a maior parcela entre os egressos dos cursos de graduação no Brasil nos últimos anos, e abram novos caminhos em áreas tradicionalmente marcadas pela presença masculina, como as engenharias, continua baixa a representatividade feminina nestas profissões. Considerando este cenário, mediante uma abordagem qualitativa, este artigo apresenta a descrição e análise de um projeto de extensão desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, ocorrendo em três momentos distintos: antes da pandemia, durante a pandemia e após retorno presencial das atividades no setor de ensino. Com o objetivo de estimular as meninas a escolherem as diversas engenharias como profissão promissora e de reduzir a evasão nesses cursos, foram realizadas atividades dirigidas nas escolas como palestras informativas e motivacionais, dinâmicas e capacitações, como também preparação e divulgação de materiais e vídeos explicativos pertinentes ao tema e publicados em redes sociais. Nos três períodos de desenvolvimento, o projeto foi bem aceito, tanto nas escolas participantes como também na atuação e engajamento das estudantes universitárias. Em um processo contínuo, almeja-se despertar o interesse de outras mulheres e, neste contexto, estimular a seguir na carreira de engenharias, engrandecendo assim o papel da mulher na sociedade e no desenvolvimento do Brasil.

Biografia do Autor

Leticia Vicente de Souza Silva , Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia Mecânica. Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Valkisfran Lira de Brito , Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Mecânica. Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Vivian Valentine da Rocha Ferreira Silva , Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia Mecânica. Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Hilana Maria Braga Fernandes Abreu , Centro Universitário Santa Maria / UNIFSM, Brasil

Mestra em Psicologia. Centro Universitário Santa Maria / UNIFSM, Brasil

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Publicado

21-02-2024

Como Citar

Braga Fernandes Brito, H. M., Vicente de Souza Silva , L., Lira de Brito , V., da Rocha Ferreira Silva , V. V., & Braga Fernandes Abreu , H. M. (2024). EXPERIÊNCIAS E ANÁLISES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO ANTES E DURANTE PANDEMIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 24(1), 1–16. https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-001

Edição

Seção

Artigos