É POSSÍVEL VIVENCIAR A GINÁSTICA ACROBÁTICA NA ESCOLA? POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-005

Palavras-chave:

Ginástica acrobática, Educação física escolar, Relato

Resumo

Este estudo relata uma experiência pedagógica desenvolvida nas aulas de Educação Física de uma escola municipal de Fortaleza, entre os meses de maio e junho de 2022. A atividade proposta refere-se à experimentação e fruição, de forma individual e coletiva dos elementos básicos da Ginástica Acrobática. Para tal, partimos de questões geradoras para avaliar os conhecimentos prévios sobre a modalidade, seu histórico, regras e principais fundamentos, por meio dessa aproximação inicial sistematizamos as intervenções dos encontros subsequentes. Portanto, tem-se como objetivo: relatar a experiência de escolares com a implementação e efetivação de uma modalidade esportiva pouco frequente nas aulas de Educação Física escolar, a Ginástica Acrobática. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Em nosso último encontro acerca da Ginástica Acrobática, foi aplicado um questionário aos escolares. Através da análise das respostas obtidas por meio da aplicação de um questionário, constatou-se que a introdução da modalidade de ginástica acrobática resultou na ampliação do repertório motor dos alunos, estimulando também a motivação em relação às aulas de Educação Física. Além disso, observou-se uma receptividade positiva em relação a novas práticas proporcionadas por essa modalidade, contribuindo para o aperfeiçoamento do entendimento dos alunos sobre a temática abordada.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Dantas Noronha Cisne, M., Rocha Fernandes, M. P., Patrícia Lima Barros, E. P. L. B., Maria Braga da Silva, I., de Castro Marques Ribeiro, M., Renato Bezerra Filho, S., … Paiva, M. (2023). É POSSÍVEL VIVENCIAR A GINÁSTICA ACROBÁTICA NA ESCOLA? POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(4), 1622–1638. https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-005

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