FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Bruna Gonçalo do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisca Fabiana Bento de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Beatriz de Pontes Medeiros Andrade Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Anne Heide Vieira Bôto Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria de Fátima Cavalcante Gomes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria Fabilene Bento Oliveira de Sousa Faculdade Padre Dourado (FACPED)
  • Maria Julieta Fai Serpa e Sales Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-002

Palavras-chave:

Formação Docente, Historicidade, Profissionalização

Resumo

O presente artigo discute acerca de aspectos históricos acerca da formação e profissionalização docente no Brasil, que se delineia a partir de uma linha cronológica do século XVI, abordando seus reflexos na sociedade contemporânea. Diante disso, o objetivo geral consiste em analisar o processo histórico de formação e profissionalização docente no Brasil e suas reverberações na atualidade. O percurso metodológico constitui-se de abordagem qualitativa, tendo como método um estudo de caráter bibliográfico, que se respalda em um levantamento de obras científicas publicadas, com aporte teórico de Nóvoa (1999), Saviani (2008) e Vicentini e Lugli (2009). Nesse decurso, observa-se avanços e retrocessos, vivenciados no seio da sociedade capitalista no Brasil. Ademais, percebe-se a intensidade da luta dos professores por melhorias, bem como o reconhecimento de sua profissão ao longo do período analisado. Conclui-se que o processo de formação e profissionalização docente é marcado por desafios e conquistas ao longo da História, com reverberações na educação e na formação de seres humanos.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

do Nascimento, B. G., de Oliveira, F. F. B., Andrade , B. de P. M., Bôto , A. H. V., Gomes , M. de F. C., de Sousa, M. F. B. O., … Cavalcante , M. M. D. (2023). FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1060–1071. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-002

Edição

Seção

Artigos