A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E A PANDEMIA EM MONTES CLAROS: O RETRATO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Maria de Fátima Ribeiro Andrade Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Barbara Oliveira de Morais Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO)
  • Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO)
  • Adalberto Oliveira Brito Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-019

Palavras-chave:

Gestão Pública, Gestão Escolar, Pandemia, COVID 19, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral verificar os impactos causados pela pandemia no setor da educação municipal na cidade de Montes Claros/MG. E, como objetivos específicos apresentar as medidas adotadas pela gestão pública municipal na área de educação, tendo como perspectiva a educação municipal; verificar as ações estratégicas utilizadas pela gestão escolar para manter os alunos ativos e frequentes no período de ERE/ensino híbrido; e realizar um quadro descritivo com as principais ações que o gestor público implementou para manter o ensino municipal em funcionamento entre os anos de 2020, 2021 e parte de 2022. Para responder aos objetivos propostos foi utilizado como método levantamento bibliográfico e observação participante. Os aspectos encontrados a partir da discussão dos autores e do cenário verificado nas escolas municipais de Montes Claros, apontam que o gestor público municipal replicou estratégias e ações utilizadas pela gestão estadual e que visavam a assistência emergencial do setor educacional em tempos de crise pandêmica. Também pode-se destacar o papel do gestor escolar e de toda comunidade escolar que, possui consciência dos impactos negativos da pandemia, mas buscou minimizá-los através de ações que visaram proteger a saúde de todos, mas tentando manter o corpo discente próximo, evitando evasão escolar e maiores danos ao ensino de modo geral.

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Publicado

29-09-2023

Como Citar

Andrade, M. de F. R., de Morais, B. O., da Silva, B. F. A. de A. B., & Brito, A. O. (2023). A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E A PANDEMIA EM MONTES CLAROS: O RETRATO DO ENSINO REMOTO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1328–1344. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-019

Edição

Seção

Artigos