HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Yasmim Danny de Souza Gomes Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)
  • Renato Medeiros Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Clebes André da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Clóves Gonçalves Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-009

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, HQs, Ensino de Física, Novas Metodologias

Resumo

As Histórias em quadrinhos (HQs) é um meio de comunicação muito difundido entre os jovens e adolescentes. Tendo em vista o poder persuasivo das histórias em quadrinho, ela pode ser utilizada como uma forma lúdica de apresentação de conteúdos de física. Esse artigo apresenta um estudo qualitativo a respeito da criação e desenvolvimento de HQs por alunos do terceiro ano do ensino médio. Foram trabalhados diversos temas de física com as HQs, sendo os principais: as leis de Newton, a origem do universo, e o eletromagnetismo.

Referências

BRASIL, 2022. Histórias em Quadrinhos: trajetória e importância a partir de pesquisas científicas. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-do-dia/historias-em-quadrinhos-2013-trajetoria-e-importancia-a-partir-de-pesquisas-cientificas. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DALTON, Gian. O roteiro nas Histórias em Quadrinhos. Paraíba: Marca de Fantasia, 2016. Disponível em: http://marcadefantasia.com/livros/quiosque/roteironashq/roteironashq.html. Acesso em: 20 set. 2022.

GOMES, Yasmim Danny de Souza. HQs criadas pelos alunos, 2023. Disponível em:

GOMES, Yasmim Danny de Souza. HQs de referência para os alunos, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1oezYju5bof9E1OkpprNWBJoRPcNr63iL?usp=share_link

GUIMARÃES, Edgard. Uma caracterização ampla para a história em quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão. p. 1-12, 30 jan. 2020. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1836635ef083f30606fba7842cbcfabb.PDF. Acesso em: 17 jul. 2021.

https://drive.google.com/drive/folders/1LkrRbOaG7XYuQVYGy3rYuEwPo27xKxct?usp=share_link

LOPES, Larissa. Como as histórias em quadrinhos surgiram e se tornaram tão po-pulares. Globo.com, Revista Galileu, p. 1-5, 30 jan. 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/01/como-historias-em-quadrinhos-surgiram-e-se-tornaram-tao-populares.html. Acesso em: 17 jul. 2021.

MACHADO, Ruth. Física em quadrinhos: o uso de histórias em quadrinhos como instrumento de ensino de física. [S. l.], p. 1-44, 21 jul. 2012.

RAMOS, Angela; Vergueiro, Waldomiro; VILELA, Tulio; RAMOS, Paulo; BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. [S. l.]: Editora Contexto, 2004. 160 p. v. 4.

SILVA, J. R. da. Educação infantil: da constituição de 1988 a BNCC, avanços e entraves! EDUCERE - Revista da Educação, v. 20, n. 2, p. 371-392, jul./dez. 2020.

TESTONI, Leonardo. Um corpo que cai: As histórias em quadrinhos no ensino de física. 2004. 157 p. Monografia de mestrado - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, [S. l.], 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/publico/LEONARDO_ANDRE_TESTONI.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022

Downloads

Publicado

14-09-2023

Como Citar

Gomes, Y. D. de S., Medeiros, R., da Silva, C. A., & Rodrigues, C. G. (2023). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1167–1186. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-009

Edição

Seção

Artigos