SALAME COM REDUZIDO TEOR DE SÓDIO E IOGURTE COMERCIAL COMO CULTURA STARTER

Autores

  • Pedro Henrick Teles da Silva Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC. UNIPAR – Umuarama, Pr.
  • Pamela Moraes Gressinger Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC. UNIPAR – Umuarama, Pr.
  • Priscila Luisa Acergo Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC. UNIPAR – Umuarama, Pr.
  • Jaqueline Tamyres Guerino Acadêmico do curso de Nutrição, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. UNIPAR – Umuarama, Pr.
  • Ricardo Furtado Silva Químico Industrial. UNIPAR – Umuarama, Pr.
  • Lisiane de Almeida Martins Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal. UNIPAR – Umuarama, Pr.
  • Gilberto Alves Docente do Curso de Medicina Veterinária. UNIPAR – Umuarama, Pr. gilberto.alimentos@unipar.br

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.6201

Resumo

A hipertensão arterial tornou-se na atualidade um dos grandes problemas da saúde Pública em vários países, incluindo o Brasil e alterações nos hábitos, incluindo os hábitos alimentares são importantes para a prevenção, principalmente com a redução do consumo de sódio. Este trabalho objetivou desenvolver e analisar salames desenvolvidos com redução do teor de sódio e emprego de iogurte natural comercial como cultura starter. Foram produzidos salames com adição de 1,5% de cloreto de sódio e com a mesma porcentagem de uma mistura contendo 80% de cloreto de sódio e 20% de cloreto de potássio que foram mantidos por 7 dias em temperatura de 20ºC seguido por mais 23 dias em temperatura de refrigeração. Foram avaliados a composição da massa base dos salames, a variação nos valores de pH e contagem em NMP/g de coliformes termotolerantes. Os resultados indicam que a substituição de 20% do cloreto de sódio por cloreto de potássio não alterou as características da fermentação dos salames que atingiram valores de pH próximos aos esperados e encontrados na literatura e a análise microbiológica indicou que os salames produzidos estavam aptos para o consumo, uma vez que os valores encontrados encontraram se abaixo dos máximos permitidos pela legislação brasileira.

Palavras-chave: cloreto de sódio; cloreto de potássio, redução de sódio, sal, sódio

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

Teles da Silva, P. H., Gressinger, P. M., Acergo, P. L., Guerino, J. T., Silva, R. F., Martins, L. de A., & Alves, G. (2017). SALAME COM REDUZIDO TEOR DE SÓDIO E IOGURTE COMERCIAL COMO CULTURA STARTER. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(4). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i4.6201

Edição

Seção

Artigo Original