A importância da utilização da técnica RAPD para a identificação de Dactilogirídeos em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus)

Autores

  • Enio Lupchinski Jr.
  • Lauro Vargas
  • Ricardo Pereira Ribeiro
  • Heden Luiz Marques Moreira
  • Marivone Valentim
  • Jayme Aparecido Povh

Resumo

A aqüicultura é atualmente uma importante fonte de proteína animal em várias regiões do mundo. A tilápia é mais resistente às doenças bacterianas, parasitárias e viróticas do que a maioria dos peixes cultivados. No entanto a ocorrência de parasitoses pode preocupar, principalmente sob condições de estresse e altas densidades de cultivo. Os platelmintos da classe Monogenea estão entre os principais ectoparasitas de água doce. A identificação das espécies de monogenéticos em peixes está baseada, principalmente, em aspectos morfológicos. Atualmente, a Biologia Molecular desempenha um importante papel em estudos ligados à sistemática e fi logenia. A técnica por RAPD pode desempenhar um papel importante nesse sentido. A correta identifi cação dos parasitas é fundamental para sua melhor sistematização e compreensão das relações fi logenéticas, o que  pode ser relevante na separação de organismos próximos. A clara distinção entre espécies ou cepas pode ser fundamental para a identificação de diferentes características bioquímicas, ecológicas, etológicas, padrões de dispersão, patogenia, resistência a medicamentos, dentre outras. O caminho mais plausível a ser seguido parece ser a somatória dos enfoques morfológico com o refinamento das análises, por meio de métodos moleculares.

Downloads

Publicado

18-01-2008

Como Citar

Lupchinski Jr., E., Vargas, L., Ribeiro, R. P., Moreira, H. L. M., Valentim, M., & Povh, J. A. (2008). A importância da utilização da técnica RAPD para a identificação de Dactilogirídeos em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 9(1). Recuperado de https://www.revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/39

Edição

Seção

Artigos