MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE MEDICINA: O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO HÍBRIDO COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAR O DISCENTE INGRESSANTE EM TEMPOS PÓS PANDÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Felipe Pereira
  • Mariah Cristina Lemes da Costa
  • Yasmim Lisboa de Oliveira
  • Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade
  • Thiago Luis de Andrade Barbosa
  • Monica Augusta Mombelli

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-049

Palavras-chave:

Monitoria Acadêmica, Ensino Híbrido, Relato de Experiência

Resumo

No período pós pandêmico o retorno às aulas se deu em modelos distintos, dentre eles, o híbrido, capaz de utilizar da melhor forma os recursos presentes, tanto na educação presencial, quanto na não-presencial. O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de descrever a participação, como discente monitor, de três acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana no projeto “Monitoria Acadêmica em Programa de Integração Ensino Serviço Comunidade I como estratégia para integrar o estudante ingressante”, relatando o uso de ferramentas digitais no ensino híbrido como método de superação das barreiras temporais e espaciais e de engajamento discente. Nesse sentido, evidenciou-se maior flexibilidade de acesso dos discentes ingressantes à monitoria acadêmica pela introdução do ensino híbrido, contribuindo para o processo de adaptação à vida acadêmica. Ainda, o uso de ferramentas digitais se mostrou um facilitador do processo de sistematização e internalização das informações e vivências. Por fim, o fator de maior relevância na integração dos discentes foi a promoção de ambientes abertos a questionamentos com coordenação horizontal e rede de apoio, sejam eles presenciais ou não.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Pereira, F., da Costa, M. C. L., de Oliveira, Y. L., Andrade, L. M. X. G., Barbosa, T. L. de A., & Mombelli, M. A. (2023). MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE MEDICINA: O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO HÍBRIDO COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAR O DISCENTE INGRESSANTE EM TEMPOS PÓS PANDÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(5), 2891–2903. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-049

Edição

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Artigos