PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA

Autores

  • Maria Luiza Costa Borim
  • Célia Maria Gomes Labegalini
  • Heloá Costa Borim Christinelli
  • Dandara Novakowski Spigolon
  • Mariana Pissioli Lourenço
  • Maria Antonia Ramos Costa

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, Docentes, Ensino, Infecções por Coronavírus, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ®  a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.

Referências

ALANO, E.R.C. Introducão ao pensamento complexo. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. v. 12, n. 3, p. 141-148, dez. 2019.

ALVES, L, M. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinvile (SC): Clube dos Autores, 2018.

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: Elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275. 2020.

BITENCOURT, J.V.O.V.; MESCHIAL, W.C.; BIFFI, P.; CONCEIÇÃO, V.M.; MAESTRI, E.M.; LIMA, J.B.S. Estratégia problematizadora para o ensino do processo de enfermagem: um relato de experiência docente. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar. v. 26, n. 3, p. 878-891, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Publicado em 26 de Fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus Acesso em: 29 Abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/2012. Dispõe de Normas Técnicas envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS, 2012.

BROOKS, S. K.; WEBSTER, R. K.; SMITH, L. E.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.; GREENBERG, N.; RUBIN, G. J. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, n.10227, p. 912-920. 2020

COSTA, R.; LINO, M.M.; SOUZA, A.I.J.; LORENZINI, E.; FERNANDES, G.C.M.; BREHMER, L.C.F.; VARGAS, M.A.O.; LOCKS, M.O.H.; GONÇALVES, N. Ensino de enfermagem em tempos de covid-19: como se reinventar nesse contexto? Texto Contexto Enferm. v.29, s/n., p. e20200202, 2020

LOWEN, I.M.V.; PERES, A.M.; CROZETA, K.; BARNARDINO, E.; BECK, C.L.C. Competências gerenciais dos enfermeiros na ampliação da estratégia saúde da família. Esc Enferm USP, v. 49, n. 6, p. 967-973, 2015.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5.ed. Porto Alegre (RS): Sulina, 2015.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo (SP): Editora Cortez, 2018.

ORNELL, F.; SCHUCH, J. B.; SORDI, A. O.; KESSLER, F. H. P. “Pandemic fear” and covid-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 42, n. 3, p. 232-235, 2020

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Decreto nº 4230 de 16/03/2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390948. Acesso em: 24 Jun. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Boletim de Doença pelo Coronavírus. Publicado em 12 de Março de 2020. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/CORONA_12032020.pdf Acesso em: 29 de Abr. 2020.

PICÓN, G.A.; CABALLERO, G.K.G.; SÁNCHEZ, J.N.P. Desempeño y formación docente en competencias digitales en clases no presenciales durante la pandemia covid-19. Dialnet, v. 8, n.1, p. 139-153, 2021,

SALLES, V.O.; MATOS, E.A.S.A. A teoria da complexidade de Edgar Morin e o ensino de ciência e tecnologia. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., v. 10, n. 1, p. 1-12, 2017.

SARAIVA, K.; TREVINISKI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos decovid-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020.

SCHMIDT, B.; CREPALDI, M.A.; BOLZE, S.D.A.; NEIVA-SILVA, L.; DEME-NECH, L.M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Estud. psicol. v. 37, s/n., p. e200063, 2020.

WITZE, A. Universities will never be the same after the coronavirus crisis. Nature, v. 582, s/n., p. 162-164, 2020.

XIAO, C. A novel approach of consultation on 2019 novel coronavirus (covid-19)-related psychological and mental problems: structured letter therapy. Psychiatry Investigation, v. 17, n. 2, p. 175-176, 2020.

Downloads

Publicado

11-05-2023

Como Citar

Borim, M. L. C., Labegalini, C. M. G., Christinelli, H. C. B., Spigolon, D. N., Lourenço, M. P., & Costa, M. A. R. (2023). PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(4), 2027–2044. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027

Edição

Seção

Artigos