A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA PARA REPENSAR E RECONSTRUIR AÇÕES DIALÓGICAS

Autores

  • Iara Sescon Nogueira
  • Heloisa Magri Vergaças
  • Luana Freire Santos
  • Paulo Eduardo Cypriano
  • Marli Garcia Moreno
  • Simoni Obici Lima
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5259

Resumo

Este trabalho objetivou relatar as concepções e práticas de Educação em Saúde e sua relação com a promoção à saúde pelas equipes integrantes de uma unidade de saúde da família e conduzir à ação-reflexão sobre a abordagem dialógica e emancipatória educativas, por meio de discussões grupais. Tratou-se de uma pesquisa-ação com base teórico-metodológica dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. As percepções dos participantes, quanto às práticas educativas, não são atuais e evidencia a mudança de paradigma que estamos vivendo, do método tradicional para o dialógico. Por meio da reflexão sobre o modelo dialógico e o modelo bancário foi possível pensar sobre as práticas dos profissionais da área da saúde e a possibilidade de mudá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Sescon Nogueira

Heloisa Magri Vergaças

Luana Freire Santos

Paulo Eduardo Cypriano

Marli Garcia Moreno

Simoni Obici Lima

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

NOGUEIRA, Iara Sescon; VERGAÇAS, Heloisa Magri; SANTOS, Luana Freire; CYPRIANO, Paulo Eduardo; MORENO, Marli Garcia; LIMA, Simoni Obici; BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi. A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA PARA REPENSAR E RECONSTRUIR AÇÕES DIALÓGICAS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2015. DOI: 10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5259. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5259. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>