OCORRÊNCIA DE Amblyomma rotundatum Koch, 1844 (ACARI: IXODIDAE) EM Rhinella icterica (Spix, 1824) (ANURA: BUFONIDAE) EM MARICÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores

  • Marcio Barizon Barizon Cepeda Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Michelle Bahia Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Aline Braga Moreno Mestre em do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i3.7081

Resumo

Anfíbios anuros são comumente parasitados por carrapatos da espécie Amblyomma rotundatum, os quais possuem alta predileção por animais ectotérmicos. Fêmeas e ninfas ingurgitadas de A. rotundatum foram coletadas em condições naturais a partir de um espécime de “sapo-cururu” da espécie Rhinella icterica. A identificação dos carrapatos foi feita através de características morfológicas. Este é o primeiro relato do parasitismo deste carrapato em sapos desta espécie no Município de Maricá, Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-03-2019

Como Citar

BARIZON CEPEDA, Marcio Barizon; BAHIA, Michelle; MORENO, Aline Braga. OCORRÊNCIA DE Amblyomma rotundatum Koch, 1844 (ACARI: IXODIDAE) EM Rhinella icterica (Spix, 1824) (ANURA: BUFONIDAE) EM MARICÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.25110/arqvet.v21i3.7081. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/7081. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Relato de Caso