OCORRÊNCIA DE Amblyomma rotundatum Koch, 1844 (ACARI: IXODIDAE) EM Rhinella icterica (Spix, 1824) (ANURA: BUFONIDAE) EM MARICÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores

  • Marcio Barizon Barizon Cepeda Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Michelle Bahia Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Aline Braga Moreno Mestre em do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i3.7081

Resumo

Anfíbios anuros são comumente parasitados por carrapatos da espécie Amblyomma rotundatum, os quais possuem alta predileção por animais ectotérmicos. Fêmeas e ninfas ingurgitadas de A. rotundatum foram coletadas em condições naturais a partir de um espécime de “sapo-cururu” da espécie Rhinella icterica. A identificação dos carrapatos foi feita através de características morfológicas. Este é o primeiro relato do parasitismo deste carrapato em sapos desta espécie no Município de Maricá, Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

28-03-2019

Como Citar

Barizon Cepeda, M. B., Bahia, M., & Moreno, A. B. (2019). OCORRÊNCIA DE Amblyomma rotundatum Koch, 1844 (ACARI: IXODIDAE) EM Rhinella icterica (Spix, 1824) (ANURA: BUFONIDAE) EM MARICÁ, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 21(3). https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i3.7081

Edição

Seção

Relato de Caso