PATOLOGIAS PANCREÁTICAS EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Thaís de Almeida Moreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lígia Fernandes Gundim Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandra Aparecida Medeiros Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i2.4600

Resumo

O pâncreas é conhecido como uma glândula mista, uma vez que atua tanto na secreção de enzimas digestivas através de sua porção exócrina, quanto na secreção de insulina e glucagon pela porção endócrina. Envolvendo a porção exócrina, nos cães a principal alteração evidenciada é a pancreatite, enquanto que no pâncreas endócrino a principal moléstia é o Diabetes mellitus. Não obstante, o pâncreas pode ser acometido por diversas patologias, dentre elas neoplasias, processos isquêmicos, traumas ou ainda por doenças idiopáticas. Dessa forma, o diagnóstico das disfunções deste órgão torna-se um desafio na Medicina Veterinária, tornando relevante a realização de maiores estudos acerca deste tema. Tendo em vista que abordagens sobre as patologias pancreáticas em cães são escassas, propõe-se assim a realização de uma revisão de literatura mensurando as principais enfermidades pancreáticas diagnosticadas em cães.

Biografia do Autor

Thaís de Almeida Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente, médica veterinária do programa de residência uniprofissional em medicina veterinaria da Universidade Federal de Uberlândia, no setor de patologia animal.

Lígia Fernandes Gundim, Universidade Federal de Uberlândia

Médica Veterinária do programa de residência uniprofissional em Medicina veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, no setor de patologia animal.

Alessandra Aparecida Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Medicina Veterinária (Área de Patologia Animal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Medicina Veterinária (Área Medicina Veterinária Preventiva) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002).É habilitada desde 2005 para fins de execução de atividades previstas no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT, referentes à realização de testes diagnósticos de brucelose e tuberculose; Habilitada também desde 2003, junto ao MAPA, para realizar exames de Anemia Infecciosa Equina. Ministrou para mais de 16 turmas de médicos veterinários o Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis em Uberaba, MG. Ministrou aulas na disciplina de Imunologia, Epidemiologia e Patologia Animal do curso de Medicina Veterinária de Uberaba (Universidade de Uberaba - ABCZ -FAZU) de 1999 a 2008. Em 2008 foi aprovada em concurso público para o cargo de Professora Adjunto, sendo a responsável pela Disciplina de Patologia Animal e Doenças de Suínos da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Orientou e orienta alunos de gradução (monografias e Iniciação Científica) e pós-graduação (latu sensu), além de Médicos Veterinários residentes. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal e Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sanidade animal, mastite, brucelose, frangos de corte, bovinos, caprinos e ovinos, probióticos, cães e avestruz.

Downloads

Publicado

30-10-2017

Como Citar

Moreira, T. de A., Gundim, L. F., & Medeiros, A. A. (2017). PATOLOGIAS PANCREÁTICAS EM CÃES: REVISÃO DE LITERATURA. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i2.4600

Edição

Seção

Artigo de Revisão