CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Fabiana Silva Okagawa
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-054

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Superior, Avaliação Educacional, Gestão em Saúde

Resumo

Objetivos: construir, validar e aplicar um instrumento de avaliação de cursos de nível superior ofertados na modalidade a distância. Método: estudo metodológico. Para a elaboração do instrumento realizou-se revisão de literatura. A validação do pré-teste se deu pela triangulação de especialistas e a do conteúdo pelo Método Delphi. Para a análise da confiabilidade adotou-se a análise fatorial confirmatória e o coeficiente de Correlação de Spearman a partir da aplicação em dois cursos a distância. Resultados: a partir de onze referenciais (nacionais e internacionais) foram estratificados 70 critérios e agrupados em seis categorias que foram modificados na triangulação. Dois ciclos compuseram a Técnica Delphi com 17 especialistas inicialmente e alfa de Cronbach de 0,80 na segunda rodada. Na análise fatorial confirmatória, realizada com 221 participantes, inicialmente, não gerou índices satisfatórios, resultando na exclusão de questões. O novo modelo ajustado, produziu índices próximos aos ideais: CFI = 0,806; TLI = 0,770 e RMSEA = 0,088 com associação positiva entre as variáveis, e melhor média (p<5%) quanto à correlação entre os aspectos práticos e a indicação do curso pelos discentes. Conclusão: o estudo produziu um instrumento validado e com a confiabilidade aferida que pode ser aplicado em cursos com diferentes desenhos pedagógicos e não se limita a uma área específica, uma relevante contribuição para a educação superior.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Okagawa, F. S., & Cunha, I. C. K. O. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(5), 2981–2993. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-054

Edição

Seção

Artigos