CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL DA GESTANTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • One Moreira Pinheiro
  • Ana Célia Caetano de Souza
  • José Wicto Pereira Borges
  • Janaína Rocha de Sousa Almeida
  • Kilma Wanderley Lopes Gomes

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-052

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Gestante, Promoção da Saúde, Tecnologias Educacionais

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir e validar um pacote de mensagens de texto e figuras para promoção de saúde bucal da gestante. Métodos: Estudo metodológico, realizado em quatro etapas: revisão da literatura, construção de pacote de mensagens e figuras, qualificação pelo público-alvo e validação de conteúdo e aparência. Para validação, participaram 19 especialistas odontólogos na estratégia saúde da família. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio dos índices de validação de conteúdo e aparência. Resultados: a versão final do pacote de mensagens e figuras apresentou índice de validade de conteúdo por especialistas de 0,82, índice de validade de aparência de 0,93, razão de validade conteúdo de 0,56 e um índice de concordância de 0,81. Conclusões e implicações para a prática: o pacote de mensagens de textos e figuras foi considerado válido em conteúdo e aparência para promoção de saúde bucal da gestante, constituindo tecnologia educacional adequada para ser compartilhada via mensagens pelo aplicativo WhatsApp, demonstrando qualidade e potencial para ser efetivo no cuidado à saúde bucal das gestantes da estratégia saúde da família.

Referências

ALIANMOGHADDAM, N.; PHIBBS, S.; BENN, C. “I did a lot of Googling”: a qualitative study of exclusive breastfeeding support through social media. Women and birth, v. 32, n. 2, p. 147-156, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1871519217302470?via%3Dihub. Acesso em: 21 abr. 2023.

ALJAFARI, A. et al. An oral health education video game for high caries risk children: study protocol for a randomized controlled trial. Trials, v. 16, p. 237, 2015. Disponível em: https://trialsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13063-015-0754-6. Acesso em: 21 abr. 2023.

BARDAWEEL, A. I.; DASHASH, M. E-learning or educational leaflet: does it make a difference in oral health promotion? A clustered randomized trial. BMC Oral Health, v. 18, n. 81, 2018. Disponível em: https://bmcoralhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12903-018-0540-4. Acesso em: 21 abr. 2023.

BOHN, C. E. et al. Preferences Related to the Use of Mobile Apps as Dental Patient Educational Aids: A Pilot Study. Journal of Prosthodontists, v. 27, n. 4, p. 329-334, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jopr.12667. Acesso em: 21 abr. 2023.

BORGES, J. W. P. et al. Validação de conteúdo das dimensões constitutivas da não adesão ao tratamento da hipertensão arterial. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 5, p. 1076-1072, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/twjNGrgcqHnWcrhjzwndgNP/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica nº 17 – Saúde Bucal. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretriz para a prática clínica odontológica na atenção primária à saúde: tratamento em gestantes. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MjExNQ==. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil_sorridente.htm. Acesso em: 21 abr. 2023.

CELESTINO, A. F. C. J. et al. Teatro mudo como alternativa de educação em saúde bucal com indígenas no Estado do Pará. Revista da ABENO, v. 17, n. 1, p. 2-7, 2017. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542017000100002#:~:text=O%20teatro%20mudo%20%C3%A9%20uma,em%20sa%C3%BAde%20com%20estes%20grupos. Acesso em: 21 abr. 2023.

CHARI, A.; GANE, S. B. C. Instant messaging applications in healthcare: are we harnessing their potential? BMJ Innovations, v. 4, n. 1, p. 5-8, 2018. Disponível em: https://innovations.bmj.com/content/4/1/5. Acesso em: 21 abr. 2023.

CHERREZ-OJEDA I. et al. Frequency of use, perceptions and barriers of information and communication technologies among Latin American physicians: an Ecuadorian cross-sectional study. Journal of multidisciplinary healthcare, v. 13, p. 259-269, 2020. Disponível em: https://www.dovepress.com/frequency-of-use-perceptions-and-barriers-of-information-and-communica-peer-reviewed-fulltext-article-JMDH. Acesso em: 21 abr. 2023.

CUNHA, A. A; MORAES, M. F. O pré-natal odontológico: contribuição da ESF, atendimento integral e conhecimento, uma revisão da literatura. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 26, n. 3, p. 671-680, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8516. Acesso em: 03 mai. 2023.

DOAK, C. C.; DOAK, L. G.; ROOT, J. Teaching patients with low literacy skills. Phil-adelphia: J. B. Lippincott, 1996.

DRAGAN, I. F. et al. ADEA-ADEE Shaping the Future of Dental Education III: The impact of scientific technologies and discoveries on oral health globally. Journal of dental education, v. 84, n. 1, 111-116, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jdd.12027. Acesso em: 21 abr. 2023.

DUARTE, K. M. M.; PINHO, J. R. O. Saúde Bucal da Gestante: Acompanhamento Integral em Saúde da Gestante e da Puérpera. São Luís (MA): Universidade Federal do Maranhão, 2018. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10865?mode=full. Acesso em: 21 abr. 2023.

FARR, R. et al. Assessing the feasibility and effectiveness of two prenatal breastfeed-ing. Breastfeeding medicine, v. 14, n. 10, p. 724-730, 2019. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/bfm.2019.0053?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub++0pubmed. Acesso em: 21 abr. 2023.

FORMAGINI, T. D. B. et al. Revisão dos aplicativos de smartphones para cessação do tabagismo disponíveis em língua portuguesa. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 2, p. e00178215, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/5ksHkHLrTRY6j3BTsTkp7nP/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

FORTALEZA. Secretaria Municipal da Saúde. Linha guia de Saúde Bucal. Fortaleza (CE): Secretaria Municipal da Saúde, 2016. Disponível em: http://www.nesbuc.ufc.br/downloads/linhaguiasaudebucal.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

FORTALEZA. Secretaria Municipal da Saúde. Puericultura Odontológica - Protocolo de Atendimento da Puericultura Odontológica. Fortaleza (CE): Secretaria Municipal da Saúde, 2019.

GUPTA, R. et al. Role of mobile/phone text messaging (sms) for providing oral health education to mothers of primary school children in Mangalore City: a randomized controlled trial. International Journal of Advanced research, v. 5, n. 6, p. 2154-2160, 2017. Disponível em: https://www.journalijar.com/article/17949/role-of-mobile/phone-text-messaging-(sms)-for-providing-oral-health-education-to-mothers-of-primary-school-children-in-mangalore-city:-a-randomized-controlled-trial/. Acesso em: 21 abr. 2023.

LEITE, S. S. et al. Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 17328, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xs83trTCYB6bZvpccTgfK3w/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

LIRA, A. L. B. C.; LOPES, M. V. O. Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 4, p. 936-943, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/7Cfx9Wj5K6drCSssNyf7VJG/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

MACHADO, R. C. G.; TURRINI, R. N. T.; SOUSA, C. S. Aplicativos de celular na educação em saúde do paciente cirúrgico: uma revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, p. e03555, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/HQgdxSrzLSLgcHvKSmYFXgy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

NARVAI, P. C. et al. Saúde Bucal Coletiva e pedagogia da sala de aula invertida: possibilidades e limites no ensino de graduação. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 124-133, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/483. Acesso em: 21 abr. 2023.

NAYAK, P. P. et al. Assessing the Feasibility and Effectiveness of an App in Improving Knowledge on Oral Cancer-an Interventional Study. Journal of cancer education, v. 33, n. 6, p. 1250-1254, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13187-017-1239-y. Acesso em: 21 abr. 2023.

OJEDA, J. C. El juego: una alternativa en la promoción de la salud oral. Revista Estomatología, v. 5, n. 1, p. 18-23, 1995. Disponível em: http://estomatologia.univalle.edu.co/index.php/estomatol/article/view/105/104. Acesso em: 21 abr. 2023.

PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre (RS): Artmed, 2010.

EIS, D. M. et al. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Vz4jXkQhRxttghWDxHvTRDc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

SANTIAGO, J. C. S.; MOREIRA, T. M. M. Validação de conteúdo de cartilha sobre excesso ponderal para adultos com hipertensão. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 1, p. 95-101, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/mhVsyC4cGtfGGjsWZMtXF9t/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

SCHEERMAN, J. F. et al. Study protocol of a randomized controlled trial to test the effect of a smartphone application on oral-health behavior and oral hygiene in adolescents with fixed orthodontic appliances. BMC Oral Health, v. 18, n. 1, p. 19, 2018. Disponível em: https://bmcoralhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12903-018-0475-9. Acesso em: 21 abr. 2023.

SILVA, M. M. et al. Construção e validação de tecnologia educacional para promoção do aleitamento materno no período neonatal. Escola Anna Nery, v. 25, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/TFGcfdKCqk4FZNqBjpymdJB/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

SOUSA, C.S. Educação pós-operatória: construção e validação de uma tecnologia educativa para pacientes submetidos à cirurgia ortognática. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. https://www.researchgate.net

SOUZA, A. C. C.; MOREIRA, T. M. M.; BORGES, W. P. Desenvolvimento de instrumento para validar aparência de tecnologia educacional em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, p. e20190559, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/j4nNFSCVRjLFkTfXYBkLWgk/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

WILD, C. F. et al. Validação de cartilha educativa: uma tecnologia educacional na pre-venção da dengue. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 5, p. 1318-1325, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/n8RDQB8xP3MCtYt8LmgwpPm/?lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

Pinheiro, O. M., de Souza, A. C. C., Borges, J. W. P., Almeida, J. R. de S., & Gomes, K. W. L. (2023). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL DA GESTANTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(5), 2949–2966. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i5.2023-052

Edição

Seção

Artigos