APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Karine Costa Melo
  • Alanna Nunes Soares
  • Chrisllayne Oliveira da Silva
  • Linccon Fricks Hernandes
  • Ana Tereza Santos Dias de Almeida
  • Brunna Matos Sousa
  • Francisca Tatiana Dourado Gonçalves
  • Jairina Nunes Chaves
  • Alexsandreane Jatahy dos Santos
  • Elizandra Lima Costa
  • Karen Brayner Andrade Pimentel
  • Lívia Maria Nunes de Almeida
  • Paulliny de Araújo Oliveira
  • Wenderson Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Educação Baseada em Competências

Resumo

Introdução: As mudanças nas estratégias de ensino ao longo dos anos têm proporcionado destaque na procura por metodologias ativas que sejam flexíveis e que garantem um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, nesse sentindo, a aprendizagem baseada em equipe ou team-based learning é uma metodologia ativa que envolve trabalho em equipe, raciocínio e pensamento lógico para estimular os discentes podendo ser efetiva para o ensino em enfermagem. Objetivo: avaliar a efetividade da aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, com a seguinte questão de pesquisa: O que as evidências mostram sobre a aprendizagem baseada em equipes na educação de enfermeiros? As buscas foram realizadas em três bases de dados, usando descritores do Decs e Mesh terms. Resultados: Ao todo foram selecionados dez estudos na amostra final, que versavam sobre desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades emocionais e físicas, competências fundamentais para desenvolvimento de aptidões na prática clínica. O estudo permitiu compreender sobre a aprendizagem baseada em equipes e afirmar sua eficácia para atuar na educação de enfermeiros, onde foi evidenciado que os estudantes obtiveram maior conhecimento individual e coletivo, puderam trocar experiências com colegas e foram estimulados a trabalhar em equipe. Conclusão: Dessa forma, considera-se que novas pesquisas devem ser realizadas nesta linha de investigação, a fim de afirmar a necessidade de mais estudos que apoiem a utilização do método no ensino de enfermagem.

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Publicado

20-07-2023

Como Citar

Melo, K. C., Soares, A. N., da Silva, C. O., Hernandes, L. F., de Almeida, A. T. S. D., Sousa, B. M., … da Silva, W. C. (2023). APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(7), 3565–3581. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-020

Edição

Seção

Artigos