DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS: CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES ESCOLARES PELO USO DO PHOTOVOICE

Autores

  • Diego Raone Ferreira
  • Gabrieli Patrício Rissi
  • Juliana Cristina de Oliveira Cassiano Silva Florindo
  • Isaias Batista de Oliveira Junior
  • Ieda Harumi Higarashi

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-005

Palavras-chave:

Transplante de Órgãos, Obtenção de Órgãos, Adolescente, Fotografia

Resumo

Este artigo objetivou compreender as concepções de adolescentes escolares sobre a doação e transplante de órgãos e tecidos. Trata-se de um estudo participativo, descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido com 60 adolescentes escolares do ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada em julho de 2018, com auxílio da técnica Photovoice, e os dados foram analisados na óptica da análise de conteúdo de Bardin. Dos 60 adolescentes, 38 eram meninas (63,3%) e 22 eram meninos (36,7%), sendo a faixa etária dos 16 anos a prevalente (38,3%). Foram selecionadas nove imagens para compor o corpus fotográfico, que deram origem a quatro categorias: com a doação de órgãos existe uma certa união; um gesto de humildade que salva muitas vidas; ter a esperança de que no outro dia alguém pode vir e fazer uma doação e; a real importância de se formar doadores de órgãos. Constatou-se que promover a conscientização para doação e transplante de órgãos e tecidos, principalmente em grupos ativos na sociedade, como os adolescentes escolares, é fundamental para disseminação de informações seguras, construção de novos paradigmas e transformação de concepções e comportamentos.

Referências

ABTO. Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Registro brasileiro de transplantes. São Paulo: ABTO. 2022. Disponível em: https://site.abto.org.br/wp-content/uploads/2022/11/rbt-naoassociado.pdf

ATALIBA, P; MOURÃO, L. Avaliação de impacto do Programa Saúde nas Escolas. Psicol. Esc. Educ. v. 22, n. 1, p. 27-36, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392018011566

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70ª ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, D. Importância do corpo para família enlutada: crenças, rituais e sentimentos que podem interferir na doação de órgãos. JBT: j. bras. transpl. v. 23, n. 4, p. 25-30, 2020. DOI: https://doi.org/10.53855/bjt.v23i4.39

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 138 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf

CORSI, C. A. C; ALMEIDA, E. C; SANTOS, M. J; BUENO, S. M. V; SANTOS, M. A. Mapeamento das estratégias educativas para estudantes do ensino básico quanto ao processo de doação e transplante de órgãos e tecidos humanos: revisão integrativa. Arq. Ciênc. Saúde. UNIPAR. v. 24, n. 3, p. 169-177, 2020. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.7426

FERREIRA, D. R; HIGARASHI, I. H. Representações sociais sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes entre adolescentes escolares. Saúde Soc. v. 30, n. 4, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902021201049

GOMES, N. N; SILVA, J. G. da; QUEIROZ, A. B. A; FERREIRA, M. de A; APOSTOLIDIS, T; SILVA, R. C. da. Imagens e representações sociais: a fotolinguagem e photovoice na produção de dados sobre fenômenos de saúde. Esc Anna Nery. v. 26, n. e20210291, p. 1-8, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0291

KNIHS, N. da S; MAGALHÃES, A. L. P; SANTOS, J; WOLTER, I. dos S; PAIM, S. M. S. Doação de órgãos e tecidos: utilização de ferramenta de qualidade para otimização do processo. Esc. Anna Nery. v. 23, n. 4, p. 1-7, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0084

LIRA, G. G; BRITO, A. C; SILVA, E. F. S; TORRES, F. O; SANTOS, M. P; SANTOS, M. S; FILGUEIRA, P. T; MOLA, R. Responsabilidade social: educação como instrumento promotor da doação de órgãos. Ciênc Ext. v. 14, n. 2, p. 114-122, 2018.

MEIRINHO, D. Olhares em foco: fotografia participativa e empoderamento juvenil. 1ª ed. Covilhã: Labcom, 2016.

MONTEIRO, A. M. de C; FERNANDES, E. C; ARAÚJO, E. C. de; CAVALCANTI, A. M. T. de S; VASCONCELOS, M. G. de L. Doação de órgãos: compreensão na perspectiva de adolescentes. Rev Bras Saúde Matern Infant. v. 11, n. 4, p. 389-396, 2011.

NOGUEIRA, M. A; MACIEL, D. O; DIAS, J. A. B; MARTINS, T. D. R; LINS, M. A; BERNARDES, K. C; NERES, M. R. M; SÁ, A. M. M. Conhecimento e posicionamento de adolescentes sobre doação de órgãos antes e após uma ação educativa. Rev. Enferm. Atenção à Saúde. v. 5, n. 2, p. 57-72, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18554/reas.v5i2.1560

OLIVEIRA, R. S. de; MORAES, S. H; PORTUGAL, M. E. G; SILVA, F. B. Atuação do enfermeiro nas escolas: desafios e perspectivas. Rev. Gestão e Saúde. v. 18, n. 2, p. 10-22, 2018.

PEREIRA, K. G. B; SOUZA, V. S; SPIGOLON, D. N; TESTON, E. F; OLIVEIRA, J. L. C; MOREIRA, F. G. Doação de órgãos em serviço hospitalar: principais motivos à negativa na autorização. Rev. Enferm. UFSM. v. 10, n. e4, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/0.5902/2179769236087

SANTOS, J. I. R. dos; SANTOS, A. D. B. dos; LIRA, G. G; MOURA, L. T. R de. Percepção de familiares sobre a doação de órgãos e tecidos. Rev. Enferm. UFPE online. v. 13, n. 3, p. 578-586, 2019. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i3a236473p578-586-2019

Downloads

Publicado

27-04-2023

Como Citar

Ferreira, D. R., Rissi, G. P., Florindo, J. C. de O. C. S., de Oliveira Junior, I. B., & Higarashi, I. H. (2023). DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS: CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES ESCOLARES PELO USO DO PHOTOVOICE. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(4), 1633–1655. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i4.2023-005

Edição

Seção

Artigos