A SAÚDE DE ADOLESCENTES NA VOLTA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS APÓS DOIS ANOS DE PANDEMIA DO COVID-19 – ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE ESCOLAR EM PELOTAS/RS

Autores

  • Tamires Carvalho Motta
  • Julie Hellen de Barros da Cruz
  • Inácio Crochemore Mohnsam da Silva
  • Daniela Lopes dos Santos
  • Gabriel Gustavo Bergmann

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-010

Palavras-chave:

Adolescente, Covid-19, Escola, Pandemia, Saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425 escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e atuais sobre as variáveis analisadas. Os resultados indicaram que a percepção sobre a massa corporal, o nível de atividade física, o tempo de sono, e a saúde mental (apenas para as meninas) estão piores (p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por outro lado, hábitos alimentares e tempo de tela recreativo apresentaram melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias, tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas.

Referências

ALBRECHT, J. N. et al. Sleep and Health-Related Characteristics among Adolescents during COVID-19: An Update. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S.l.], v. 19, n. 9, p. 1-7, 21 abr. 2022. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.3390/ijerph19095078>. Acesso em: 22 nov. 2022.

ARANTES JÚNIOR, A. F. et al. Associação entre qualidade do sono e o tempo de tela em adoles-centes. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 7, p. 1-15,18 jun. 2021. Disponível em <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16714>. Acesso em: 15 nov. 2022.

BERGMANN, G. G. et al. Changes in body weight and health behaviors of overweight children during the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S.l.], v. 25, p. 1-7, 31 dez. 2020. Disponível em: <https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14438>. Acesso em: 22 nov. 2022.

BERTOLAZI, A. N. et al. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh sleep quality index. Sleep medicine, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 70-75, jan. 2011. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21145786/>. Acesso em: 22 nov. 2022.

BOUTER, D. C. et al. A longitudinal study of mental health in at-risk adolescents before and during the COVID-19 pandemic. European child & adolescent psychiatry, [S.l.], p. 1-9, 17. fev. 2022. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s00787-021-01935-y>. Acesso em: 22 nov. 2022.

BURKART, S. et al. Impact of the COVID‐19 pandemic on elementary schoolers' physical activity, sleep, screen time and diet: A quasi‐experimental interrupted time series study. Pediatric obesity, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e12846, 2022. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijpo.12846>. Acesso em: 15 nov. 2022.

CHAWLA, N. et al. Psychological impact of COVID-19 on children and adolescents: a systematic review. Indian journal of psychological medicine, [S.l.], v. 43, n. 4, p. 294-299, jul. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34385721/>. Acesso em: 25 nov. 2022.

CURRIE, C. et al. (orgs). Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) Study Protocol: Background, Methodology and Mandatory Items for the 2013/14 Survey. Saint Andrews: Cahru, 2018. Disponível em: <https://hbsc.org/publications/survey-protocols/> Acesso em: 21 jul. 2021.

DA SILVA, J. J. S. et al. Associação entre hábitos alimentares, prática de atividade física e estado nutricional em escolares durante a pandemia de covid-19. RENEF, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 25-36, 23 jun. 2022. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/5239>. Acesso em: 25 nov. 2022.

DAŞDEMIR, F. et al. Impact of the coronavirus disease 2019 pandemic on obesity, internet addic-tion, and sleep quality in adolescents. Journal of Pediatric Nursing, [S.l.], v. 66, p. 196-201, 16 jul. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9286851/>. Acesso em: 22 nov. 2022.

DE MATOS, D. G. et al. The impact of measures recommended by the government to limit the spread of coronavirus (COVID-19) on physical activity levels, quality of life, and mental health of Brazilians. Sustainability, [S.l.], v. 12, n. 21, p. 1-13, 31 out. 2020. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2071-1050/12/21/9072>. Acesso em: 22 nov. 2022.

DO B. et al. Youth physical activity and the COVID-19 pandemic: A systematic review. Preventive medicine reports, [S.l.], v. 29, p. 1-15, 22 ago. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9394097/>. Acesso em: 15 nov. 2022.

FARIAS JÚNIOR, J. C. et al. Validade e reprodutibilidade de um questionário para medida de atividade física em adolescentes: uma adaptação do Self-Administered Physical Activity Checklist. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, [S.l.], v. 15, p. 198-210, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbepid/a/nzZzK5bxQBxtVfpYJKzgCmc/>. Acesso em: 5 nov. 2022.

GENTA, F. D. et al. COVID-19 pandemic impact on sleep habits, chronotype, and health-related quality of life among high school students: a longitudinal study. Journal of Clinical Sleep Medicine, [S.l.], v. 17, n. 7, p. 1371-1377, 1 jul. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33666168/>. Acesso em: 22 nov. 2022.

HURTER, L. et al. Back to school after lockdown: The effect of COVID-19 restrictions on children's device-based physical activity metrics. Journal of sport and health science, [S.l.], v. 11, n. 4, 2022. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35092856/>. Acesso em: 25 nov. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Catálogo de escolas. 2020. INEP, 2020 Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/catalogo-de-escolas>. Acesso em: 18 ago. 2021

KNEBEL, M. T. G. et al. The conception, content validation, and test-retest reliability of the questionnaire for screen time of adolescents (QueST). Jornal de Pediatria, [Rio de Janeiro], v. 98, n. 2, p. 175-182, 24 jun. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34174211/>. Acesso em: 22 nov. 2022.

KOLOTA, A.; GLABSKA, D. Analysis of Association between Adolescents’ Food Habits and Body Mass Change in a Population-Based Sample: Diet and Activity of Youth during COVID-19 (DAY-19) Study. International journal of environmental research and public health, [S.l.], v. 19, n. 18, p. 1-16, 18 set. 2022. Disponível em: <https://www.mdpi.com/1660-4601/19/18/11772>. Acesso em: 15 nov. 2022.

LEE, H. et al. Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of adolescent students in Daegu, Korea. Journal of Korean Medical Science, [S.l.], v. 36, n. 46, p. 1-15. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34845877/>. Acesso em: 25 nov. 2022.

LIMA, C. T. et al. Hábitos alimentares de crianças e adolescentes e repercussões no decurso da pandemia do Covid-19. Research, Society and Development, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-9, 3 jun. 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/31549/26954/358612>. Acesso em: 15 nov. 2022.

MALTA, D. C. et al. A pandemia de COVID-19 e mudanças nos estilos de vida dos adolescentes brasileiros. Revista Brasileira de Epidemiologia, [Rio de Janeiro], v. 24, p. 1-13, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbepid/a/4xc9dNPPnXXNMtSYpJX3kqh/>. Acesso em: 25 nov. 2022.

MEDRANO, M. et al. Changes in lifestyle behaviours during the COVID‐19 confinement in Spanish children: A longitudinal analysis from the MUGI project. Pediatric Obesity, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 1-11, abr. 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32975052/>. Acesso em: 22 nov. 2022.

METADE dos adolescentes e jovens sentiu necessidade de pedir ajuda em relação à saúde mental recentemente, mostra enquete do UNICEF com a Viração. UNICEF, Brasília, 30 maio 2022. Comunicado de Imprensa. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/metade-dos-adolescentes-e-jovens-sentiu-necessidade-de-pedir-ajuda-em-relacao-a-saude-mental-recentemente>. Acesso em 14 de nov 2022.

MILANI, S. A. et al. Covid-19 e influência da restrição social na atividade física de crianças e adolescentes. Journal of Physical Education, [S.l.], v. 33, n. 1, p. 1-13, 15 jul. 2022. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/60911>. Acesso em: 22 nov. 2022.

PATIAS, N. D. et al. Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21)-short form: adaptação e validação para adolescentes brasileiros. Psico-USF, Campinas, v. 21, p. 459-469, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pusf/a/CtJv6LTmfYxKfXzmP4j6q5g/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 22 nov. 2022.

PISANO, S. et al. Emotional symptoms and their related factors in adolescents during the acute phase of Covid-19 outbreak in South Italy. Italian journal of pediatrics, [S.l.], v. 47, n. 86, p. 1-8, 2021. Disponível em: <https://ijponline.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13052-021-01036-1>. Acesso em: 25 nov. 2022.

RAUBER, S. B. et al. Nível de atividade física e excesso de peso em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Revista Sustinere, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 38-50, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/45713>. Acesso em:

SAMJI, H. et al. Mental health impacts of the COVID‐19 pandemic on children and youth–a systematic review. Child and adolescent mental health, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 173-189, maio 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8653204/>. Acesso em:25 nov. 2022.

TAPIA-SERRANO, M. A. et al. 24-h movement behaviours in Spanish youth before and after 1-year into the covid-19 pandemic and its relationship to academic performance. Scientific Reports, v. 12, n. 16660, p. 1-10, 5 out. 2022. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41598-022-21096-5>. Acesso em: 15 nov. 2022.

TEN VELDE, G. et al. Physical activity behaviour and screen time in Dutch children during the COVID-19 pandemic: Pre-, during- and post-school closures. Pediatric Obesesity, v. 16, n. 9, p. 1-7, 23 fev. 2021. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ijpo.12779>. Acesso em: 22 nov. 2022.

TREMBLAY, M. S. et al. Canadian 24-hour movement guidelines for children and youth: an integration of physical activity, sedentary behaviour, and sleep. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, [Ottawa], v. 41, n. 6, p. 311-327, 16 jun. 2016. Disponível em: <https://cdnsciencepub.com/doi/pdf/10.1139/apnm-2016-0151>. Acesso em: 22 nov. 2022.

Downloads

Publicado

30-03-2023

Como Citar

Motta, T. C., da Cruz, J. H. de B., da Silva , I. C. M., dos Santos , D. L., & Bergmann, G. G. (2023). A SAÚDE DE ADOLESCENTES NA VOLTA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS APÓS DOIS ANOS DE PANDEMIA DO COVID-19 – ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE ESCOLAR EM PELOTAS/RS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(2), 684–700. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-010

Edição

Seção

Artigos