ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE HANSENÍASE IDENTIFICADA NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE

Autores

  • Camila Pereira Jardim Universidade Federal da Bahia.
  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos Universidade Federal da Bahia.
  • Vigna Maria de Araújo Universidade Federal da Bahia
  • Álvaro Luiz dos Santos Araújo Universidade Federal da Bahia.
  • Josilene Silva Oliviera Universidade Federal da Bahia
  • Eliana Amorim de Souza Universidade Federal da Bahia/Docente
  • Nilia Maria de Brito Lima Prado Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7709

Resumo

Este estudo analisou a bibliografia relacionada à hanseníase no Brasil, representada pela publicação de artigos científicos indexados na base de dados científica Web of Science, de 2000 a 2019. Por meio de análise bibliométrica, procurou-se delinear um panorama das produções científicas acerca do tema, identificando os autores, a evolução histórica do número de produções, as áreas de pesquisa que mais publicam, os tipos de artigos publicados e quais as agências financiadoras envolvidas nas publicações relacionadas ao tema. O corpus documental contou com 376 artigos completos, que demonstraram uma intensificação na produção de estudos sobre a hanseníase nos últimos anos, especialmente na área de Medicina Tropical, com predomínio de financiamento por agências brasileiras, e cuja maior fonte de publicações é uma revista científica internacional, dedicada ao estudo de doenças tropicais negligenciadas. Conclui-se que o interesse no estudo do tema se eleva com o passar dos anos, mas dentre as temáticas evidenciadas pela análise empreendida, as políticas públicas para controle e eliminação da doença, foram incipientes. Revela ainda a necessidade de maior aporte científico sobre a temática estimuladas por órgãos governamentais e que amplie as produções científicas por instituições de ensino e pesquisa, que possam alavancar reflexões direcionadas à implementação de diretrizes políticas efetivas para o controle e eliminação da doença.

Biografia do Autor

Camila Pereira Jardim, Universidade Federal da Bahia.

Mestranda em Saúde Coletiva pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)/UFBA.

Hebert Luan Pereira Campos dos Santos, Universidade Federal da Bahia.

Bacharel em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente, graduando em Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde(IMS)/UFBA e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade). Compõe a equipe de pesquisadores do estudo Integração de ações de vigilância, prevenção e controle de Doenças Tropicais Negligenciadas: perspectivas epidemiológicas e operacionais para Hanseníase e Doença de Chagas no SUS no sudoeste do Estado da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Programa Integrado em Epidemiologia e Avaliação de Impactos na Saúde das Populações do Instituto de Saúde Coletiva(ISC)/UFBA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome Congênita do Zika Vírus e suas alterações neurológicas, Atenção Primária à Saúde, Formação de Pessoal em Saúde, Hanseníase, Doença de Chagas, Sífilis e outras doenças negligenciadas.

Vigna Maria de Araújo, Universidade Federal da Bahia

Acadêmica de medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Bacharela em Saúde Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Álvaro Luiz dos Santos Araújo, Universidade Federal da Bahia.

Acadêmico de medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Josilene Silva Oliviera, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Saúde Coletiva pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)/UFBA

 

Eliana Amorim de Souza, Universidade Federal da Bahia/Docente

Docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)/UFBA

Nilia Maria de Brito Lima Prado, Universidade Federal da Bahia.

Docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)/UFBA

Downloads

Publicado

20-07-2020

Como Citar

Jardim, C. P., Pereira Campos dos Santos, H. L., de Araújo, V. M., Araújo, Álvaro L. dos S., Oliviera, J. S., de Souza, E. A., & Lima Prado, N. M. de B. (2020). ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE HANSENÍASE IDENTIFICADA NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 24(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7709

Edição

Seção

Artigo Original