FATORES OBSTÉTRICOS RELEVANTES NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.7557

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, construída a partir de publicações científicas nacionais e internacionais publicadas entre 2008 e 2018, que versassem sobre os fatores obstétricos de risco na gestação de mulheres adolescentes. Os descritores empregados nesta busca foram: “gravidez na adolescência” AND “gravidez de alto risco” AND “cuidado pré-natal”. A estratégia de busca convergeu em 202 resultados e após recorte temporal investigativo resultaram 48 publicações. Realizou-se leitura criteriosa dos títulos e resumos quanto aos critérios de elegibilidade, resultando em 19 artigos na íntegra que foram analisados e discutidos. A identificação dos fatores obstétricos agravantes na gestação de adolescentes demostra que existe fragilidade no atendimento a esse grupo. Número de consultas pré-natais inadequadas, baixa escolaridade, desemprego, escassez no uso de métodos contraceptivos e preventivos, foram manifestados na demanda das adolescentes.

Biografia do Autor

Susana Cecagno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Enfermeira Obstetra e Neonatologista. Doutoranda em Ciências pelo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF), Pelotas/RS, Brasil.

Melissa Hartmann, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Luiza Rocha Braga, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Juliana Ferreira Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Marilu Correa Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Enfermeira Obstetra. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada I da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Luanda Silva Oleiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Cecagno, S., Hartmann, M., Braga, L. R., Brito, J. F., Soares, M. C., & Oleiro, L. S. (2020). FATORES OBSTÉTRICOS RELEVANTES NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 24(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.7557

Edição

Seção

Artigo de Revisão