AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE TOXOPLASMOSE POR PAIS E/OU RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOZ DO IGUAÇU-PR / BRASIL

Autores

  • Michelli Mara Peres Gradunda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
  • Andréia Aparecida Scherer Universidade Estadual do oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0002-4517-8668
  • Janielle Chrislaine Moro Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
  • Oscar Kenji Nihei Prof. Dr. no curso de Enfermagem e no Mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
  • Neide Martins Moreira Profa. Dra. no curso de Enfermagem e no Mestrado Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.6918

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento prévio e a assimilação de informações novas sobre toxoplasmose pelos pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Trata-se de um estudo comparativo, descritivo e de abordagem quantitativa com 163 pais e/ou responsáveis por crianças em CMEI. Aplicou-se questionário contendo 12 questões objetivas sobre a toxoplasmose, aplicado em dois momentos sequenciais da pesquisa M1 (pré-intervenção educativa) e M2 (pós-intervenção educativa). Inicialmente, o questionário foi aplicado para a avaliação do conhecimento prévio sobre a toxoplasmose, seguindo de palestra referente ao tema e, ao término, reaplicado o mesmo questionário para verificação da assimilação das informações. Os dados foram analisados pelo programa BioEstat 5.0®, considerando-se um nível de significância de 5%. Foi identificado um desconhecimento de 62,6% dos pais e/ou responsáveis pelas crianças na avaliação no M1 para as variáveis investigadas (p<0,05). No M2, o percentual de respostas satisfatórias elevou-se consideravelmente (p<0,05). Este estudo evidenciou a necessidade de ampliação de conhecimento de pais e/ou responsáveis por crianças e a eficácia das orientações sobre toxoplasmose.

Downloads

Publicado

20-07-2020

Como Citar

Peres, M. M., Scherer, A. A., Moro, J. C., Nihei, O. K., & Moreira, N. M. (2020). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE TOXOPLASMOSE POR PAIS E/OU RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOZ DO IGUAÇU-PR / BRASIL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 24(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.6918

Edição

Seção

Artigo Original