ASSISTÊNCIA À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE PROVISÓRIA: ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE DO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6125

Resumo

Pesquisa descritiva e exploratória, abordagem qualitativa, onde foram abordadas questões sobre a assistência de saúde as pessoas privadas de liberdade no Centro de Detenção Provisório (CDP), na cidade de Pau dos Ferros/RN/Brasil. A pesquisa objetivou compreender a assistência à saúde das pessoas residentes no Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros/RN. A coleta de dados utilizou entrevista, composta por 13 sujeitos trabalhadores da rede de saúde local e do sistema judiciário do CDP. A análise temática gerou 05 temas de discussão. Os temas apresentam como resultados que o conhecimento dos trabalhadores da saúde e da justiça sobre a garantia do direito a saúde no Sistema Prisional é limitado; as ações de saúde realizadas para atender as necessidades e problemas das pessoas privadas de liberdade são ineficazes, paliativas e hospitalocêntricas. As ações exercem pouco impacto sobre a problemática que é complexa. Há necessidade urgente de mudança no diálogo sobre a saúde prisional. Portanto, o PNSSP ainda é um desafio na realidade em estudo, pois muito há de se caminhar para a garantida do direito a saúde aos homens com privação de liberdade em situação de provisoriedade. 

Biografia do Autor

Mignum de Andrade Batista

Enfermeiro, Graduado pelo  Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM).

Janieiry Lima de Araújo

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE),Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM).

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, UERN

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde (UFRN), Docente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (UERN).

Downloads

Publicado

16-05-2019

Como Citar

Batista, M. de A., Araújo, J. L. de, & Nascimento, E. G. C. do. (2019). ASSISTÊNCIA À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE PROVISÓRIA: ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE DO SISTEMA PENITENCIÁRIO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 23(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6125

Edição

Seção

Artigo Original