QUEM SÃO E O QUE PENSAM? PERFIL E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA SAÚDE SOBRE INTERSECCIONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12337

Palavras-chave:

Diversidade, equidade, educação em saúde, interseccionalidades

Resumo

Este estudo analisou o conhecimento e as percepções de estudantes da área da saúde acerca das interseccionalidades, considerando marcadores sociais de gênero, raça, classe social e orientação sexual. Fundamentado na teoria da interseccionalidade de Crenshaw (1989), buscou-se compreender como diferentes formas de opressão se inter-relacionam e influenciam o acesso à saúde. Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado entre 2024 e 2025, com 997 estudantes de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição de duas universidades, uma pública e outra privada, no âmbito do Programa PET-Saúde Equidade. Os dados foram coletados por questionário eletrônico e analisados por estatística descritiva e regressão de Poisson. Os resultados mostraram predomínio de estudantes do sexo feminino e cisgênero. A universidade pública concentrou maior diversidade étnico-racial, maior ingresso por cotas e menor renda familiar média, enquanto a privada apresentou maior proporção de estudantes brancos e beneficiários do ProUni. Em ambas, quase 90% reconheceram a importância da formação em interseccionalidades; contudo, apenas 27% definiram corretamente o conceito e menos da metade distinguiu adequadamente raça e etnia. Participação em ações formativas foi mais frequente na instituição privada, mas associações significativas mostraram maior envolvimento de estudantes da instituição pública, mulheres, bissexuais e alunos de Psicologia. Conclui-se que, embora exista elevado interesse pelo tema, persistem lacunas na formação acadêmica em saúde, reforçando a necessidade de transversalizar a abordagem das interseccionalidades nos currículos.

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Biografia do Autor

Anna Luiza de Figueiredo Balieiro Mussoi, Universidade Franciscana

Graduanda em Psicologia. Universidade Franciscana.

Bianca Uhmann Rigodanzo, Universidade Franciscana

Graduanda em Nutrição. Universidade Franciscana.

Giulia Thaís Martil Marques, Universidade Franciscana

Graduanda em Psicologia. Universidade Franciscana.

Sara Belmonte de Andrade Rodrigues, Universidade Franciscana

Graduanda em Odontologia. Universidade Franciscana.

Janaina Marchi, Universidade Franciscana

Mestra em Administração. Professora Administração Universidade Franciscana.

Thiago Gargaro Zamarchi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em ciências odontológicas UFSM. Professor Odontologia. Faculdade Sobresp.

Lenise Menezes Seerig, Universidade Franciscana

Doutora em Epidemiologia UFPEL. Professora Odontologia Universidade Franciscana.

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Publicado

26-11-2025

Como Citar

MUSSOI, Anna Luiza de Figueiredo Balieiro; RIGODANZO, Bianca Uhmann; MARQUES, Giulia Thaís Martil; RODRIGUES, Sara Belmonte de Andrade; MARCHI, Janaina; ZAMARCHI, Thiago Gargaro; SEERIG, Lenise Menezes. QUEM SÃO E O QUE PENSAM? PERFIL E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA SAÚDE SOBRE INTERSECCIONALIDADE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 281–297, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12337. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12337. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos