MATRIZ DE DIRETRIZES CONCEITUAIS PARA AÇÕES EDUCACIONAIS EM GESTÃO DE REDES REGIONALIZADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12249

Palavras-chave:

Regionalização em Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Integração dos Serviços de Saúde, Internato e Residência, Educação Permanente

Resumo

O artigo apresenta uma matriz para desenvolver e monitorar ações educacionais em redes regionalizadas de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Toma como diretrizes conceituais a regionalização em saúde e elementos essenciais para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), abrangendo modelos de atenção à saúde, população e territórios, estrutura operacional e sistema de governança. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, que recorre a análise bibliográfica e documental. Após seleção dos textos, realizou-se uma leitura detalhada para definir conceitos, subcategorias e elementos de aplicação prática. Em seguida, foram consultados dois especialistas na temática, cujas contribuições foram incorporadas à matriz. Os resultados propõem uma ferramenta estratégica que integra teoria e prática na formação de profissionais de saúde, alinhada aos princípios do SUS, com potencial para fortalecer ações educacionais descentralizadas, qualificação de docentes e preceptores, planejamento regional, controle social e cooperação entre instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Celia Maria Borges da Silva Santana, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Brasil.

Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil.

Kátia Rejane de Medeiros, Fundação Oswaldo Cruz

Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, Pernambuco, Brasil.

Cindy Avani Silva Ceissler, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Saúde Pública, Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, Brasil.

Emmanuelly Correia de Lemos, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Leila Monteiro Navarro Marques de Oliveira, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Taís de Jesus Queiroz, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Luciana Camêlo de Albuquerque, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

02-12-2025

Como Citar

SANTANA, Celia Maria Borges da Silva; SOUSA, Fabiana de Oliveira Silva; MEDEIROS, Kátia Rejane de; CEISSLER, Cindy Avani Silva; LEMOS, Emmanuelly Correia de; OLIVEIRA, Leila Monteiro Navarro Marques de; QUEIROZ, Taís de Jesus; ALBUQUERQUE, Luciana Camêlo de. MATRIZ DE DIRETRIZES CONCEITUAIS PARA AÇÕES EDUCACIONAIS EM GESTÃO DE REDES REGIONALIZADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 316–337, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12249. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12249. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos