MATRIZ DE DIRETRIZES CONCEITUAIS PARA AÇÕES EDUCACIONAIS EM GESTÃO DE REDES REGIONALIZADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12249Palavras-chave:
Regionalização em Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Integração dos Serviços de Saúde, Internato e Residência, Educação PermanenteResumo
O artigo apresenta uma matriz para desenvolver e monitorar ações educacionais em redes regionalizadas de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Toma como diretrizes conceituais a regionalização em saúde e elementos essenciais para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), abrangendo modelos de atenção à saúde, população e territórios, estrutura operacional e sistema de governança. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, que recorre a análise bibliográfica e documental. Após seleção dos textos, realizou-se uma leitura detalhada para definir conceitos, subcategorias e elementos de aplicação prática. Em seguida, foram consultados dois especialistas na temática, cujas contribuições foram incorporadas à matriz. Os resultados propõem uma ferramenta estratégica que integra teoria e prática na formação de profissionais de saúde, alinhada aos princípios do SUS, com potencial para fortalecer ações educacionais descentralizadas, qualificação de docentes e preceptores, planejamento regional, controle social e cooperação entre instituições de ensino.
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