O FARDO DA COR: EXPERIÊNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL VIVENCIADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12204

Palavras-chave:

Discriminação Racial, Racismo, Estudantes

Resumo

A discriminação racial na educação superior ainda é um obstáculo relevante no Brasil, afetando diretamente a continuidade escolar e a saúde mental de alunos negros. O objetivo deste estudo foi analisar as situações de racismo vivenciadas por estudantes universitários, tendo como foco os quesitos discriminação e preocupação da escala de experiências de discriminação racial. Este é um estudo descritivo, exploratório e transversal, com uma abordagem quantitativa, limitada com 829 alunos de cinco Instituições de Ensino Superior do Ceará. Entre setembro e dezembro de 2023, coletamos dados por meio de um formulário eletrônico que incluía questões sociodemográficas e a Escala de Experiências de Discriminação Racial. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes ANOVA e post hoc, a fim de identificar diferenças significativas entre os grupos. Os resultados indicaram que alunos negros e pardos apresentavam níveis de discriminação significativamente superior em relação aos brancos. Além disso, indivíduos que não se identificam como binários e aqueles que optam por não se identificar também apresentam altos índices de discriminação. Alunos com mais de 30 anos relatam mais experiências de discriminação em comparação com os mais novos, provavelmente por causa da exposição prolongada ao ambiente acadêmico. Os resultados apontam que a discriminação racial constitui um obstáculo estrutural na educação superior, impactando o rendimento acadêmico, a saúde mental e a sensação de pertença dos alunos negros. Portanto, é crucial a execução de políticas institucionais antirracistas, que englobam ações afirmativas, apoio psicológico e estímulo ao letramento racial, com o objetivo de garantir um ambiente acadêmico mais inclusivo e justo. A persistência dos estudos sobre o assunto é crucial para avaliar a efetividade dessas ações e o progresso na promoção da igualdade racial nas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

João Walyson de Paula Cordeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Paulo Jorge de Almeida Pereira, Universidade Nova de Lisboa

Docente da Universidade Nova de Lisboa.

Paulo Cesar de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Docente da Universidade Estadual do Ceará (UEC).

Lorenna Saraiva Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante de Doutorado da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Marcos Pires Campos, Universidade Federal do Ceará

Egresso do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Heliandra Linhares Aragão, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Aluna do Doutorado em Saúde da Família - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Pedro Lucas Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

11-09-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Eliany Nazaré; CORDEIRO, João Walyson de Paula; PEREIRA, Paulo Jorge de Almeida; ALMEIDA, Paulo Cesar de; VIANA, Lorenna Saraiva; CAMPOS, Marcos Pires; ARAGÃO, Heliandra Linhares; ALVES, Pedro Lucas. O FARDO DA COR: EXPERIÊNCIAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL VIVENCIADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 1348–1363, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12204. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12204. Acesso em: 5 dez. 2025.

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