INTEGRAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12139

Palavras-chave:

Biologia, Aprendizagem Ativa, Materiais Didáticos, Laboratório

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o aprendizado dos alunos dos cursos de graduação em Enfermagem e Odontologia na disciplina de Biologia Celular e Molecular, em uma instituição de ensino superior privada, destacando a aplicação de metodologias ativas que promoveram a interdisciplinaridade e a integração de saberes. Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos alunos do primeiro período desses cursos na Faculdade Luciano Feijão, durante o ano de 2023, na cidade de Sobral, região norte do Estado do Ceará. O processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido em diferentes ambientes, como sala de aula, laboratório de histologia/microscopia e laboratório de informática. As metodologias ativas empregadas incluíram aulas expositivas dialogadas com o uso de inteligências artificiais e gamificação, confecção de lâminas microscópicas de células vegetais e animais, além do ensino de conhecimentos básicos de informática e metodologia de pesquisa científica. O produto final da disciplina foi a elaboração de um portfólio de aprendizagem, utilizado como instrumento de avaliação parcial. Ao final do processo, verificou-se que os alunos de ambos os cursos se sentiram motivados pelas metodologias propostas, as quais estimularam habilidades como análise, resolução de problemas e desenvolvimento crítico.

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Biografia do Autor

José Reginaldo Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Saúde Coletiva, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Kamyla de Arruda Pedrosa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão em Saúde. Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Régila Maria Farias Pinto, Faculdade do Vale do Aço

Especialista em Saúde da Família. Faculdade do Vale do Aço, FACUVALE, Brasil.

Carlos Victor Linhares Cavalcante, Faculdade Luciano Feijão

Acadêmico do Curso de Odontologia, Faculdade Luciano Feijão, Ceará, Brasil.

Bruno César Liberato de Sousa, Faculdade Luciano Feijão

Acadêmico do Curso de Odontologia, Faculdade Luciano Feijão, Ceará, Brasil.

Carloz Eduardo Mesquita Magalhães, Faculdade Luciano Feijão

Acadêmico do Curso de Odontologia, Faculdade Luciano Feijão, Ceará, Brasil.

Geysa Maria Farias Chaves, Universidade de Fortaleza

Doutora em Saúde Coletiva. Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

Geraldo Bezerra da Silva Júnior, Universidade de Fortaleza

Doutor em Ciências Médicas. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

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Publicado

24-09-2025

Como Citar

PINTO, José Reginaldo; PEDROSA, Kamyla de Arruda; PINTO, Régila Maria Farias; CAVALCANTE, Carlos Victor Linhares; SOUSA, Bruno César Liberato de; MAGALHÃES, Carloz Eduardo Mesquita; CHAVES, Geysa Maria Farias; SILVA JÚNIOR, Geraldo Bezerra da. INTEGRAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 1520–1535, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12139. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12139. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos