CONHECIMENTO EM LIBRAS ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE ITUMBIARA-GO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12108Palavras-chave:
Língua brasileira de sinais, Estratégia de saúde da família, Deficiência auditiva, InclusãoResumo
A comunicação na área da saúde entre profissionais e pacientes é fundamental para compreender problemas e buscar soluções. Para pacientes com deficiência auditiva, superar barreiras de comunicação é importante, especialmente quando o profissional não conhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a Libras, bem como suas percepções acerca dos atendimentos a pacientes surdos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) de Itumbiara-GO. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa em 22 ESF’s do município de Itumbiara-GO. Como instrumento para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário aos profissionais. A partir dos dados obtidos, foi identificado que a maioria dos profissionais (82,78%) nunca teve contato com Libras e ao atender um paciente surdo recorreriam a outras formas de comunicação como mímica, escrita, leitura labial e auxílio de acompanhante. Notavelmente, 99,34% consideram importante aprender Libras. Foi relatada dificuldade em se comunicar por parte de 33,09% dos profissionais, enquanto 35,25% relataram dificuldades em compreender; por outro lado, 20,14% não enfrentaram obstáculos significativos. Quanto aos sentimentos envolvidos, 27,34% dos profissionais se sentiram realizados, 27,24% constrangidos, 20,86% frustrados e 19,42% incapazes. Assim, evidenciou-se a carência de conhecimento acerca da Libras entre os profissionais de saúde, ressaltando a necessidade de aprimorar a comunicação para assegurar o atendimento integral em saúde.
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Referências
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